27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Saiba como se preparar financeiramente para o início de 2023

Especialista em investimentos dá dicas de como se preparar financeiramente para o período de maior gasto no ano

Por Amanda Amaral

Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o licenciamento veicular, matrícula e materiais escolar, entre outros, são gastos previstos para o início do ano, além das despesas fixas mensais.

- Continua após a publicidade -

Por isso, para se organizar nos primeiros meses de 2023, considerado por muitos o de maior gasto no ano, é preciso de um planejamento financeiro. Para isso, um recurso muito importante neste período é o 13º salário. João Paulo Villarinho, especialista de investimentos da XP, explica que a gratificação natalina é uma renda importante e que deve ser priorizada para o pagamento de dívidas ou quitação de contas.

O Natal movimentou no Espírito Santo em torno de R$ 1,58 bilhão em vendas em 2022, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o que representa um crescimento de 4% nas vendas se comparado ao mesmo período de 2021.

Esses dados são importantes, porque servem como um termômetro da intenção de gastos de fim de ano da maioria dos capixabas. Muitos utilizam o 13º para essas finalidades, no entanto é muito importante ter em mente o equilíbrio das despesas antes de pensar em gastar, de acordo com João Paulo Villarinho.

Ofertas 

“O 13º salário deve ser enxergado como um meio para desafogar o caixa, que só deveria ser utilizado para lazer, presentes de fim de ano ou investimento por aqueles que não possuem dívidas e que já têm uma outra reserva para as contas de janeiro”, orienta. Além das contas tradicionais do período e a proximidade do Natal, outra data importante para o comércio pode levar o consumidor a planejar melhor como gastar, aproveitando ofertas, trata-se da Black Friday.

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Logísticos (CNDL), 36% dos consumidores, que se dizem mais conscientes, utilizam a Black Friday para antecipar as compras de Natal e economizar nos presentes, 91% dos entrevistados disseram que realizam pesquisa de preço no mercado antes de efetuar a compra.

“Aproveitar os descontos da Black Friday é uma boa alternativa para economizar e poupar parte do 13°. Outro cenário interessante, neste caso, seria reservar a maior parte desse dinheiro extra para iniciar uma conta de investimentos e tentar aumentar essa renda avulsa. Tentar organizar as contas durante o ano, usar uma pequena parte para a compra de presentes e comemorações, e guardar o montante restante para a carteira de investimentos”, explica o especialista em investimentos.

Cenário econômico

Um levantamento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), realizado em agosto deste ano, afirma que mais da metade dos entrevistados reduziram despesas com lazer, deixaram de comprar roupas ou desistiram de viajar em 2022 devido à situação financeira.

preparar financeiramente
João Paulo Villarinho, da XP, comenta sobre planejamento financeiro para 2023. Foto: Divulgação

O especialista explica que tal cenário se dá não só pela falta de planejamento dos indivíduos, mas, também, por fatores externos que impactaram a economia brasileira nos últimos anos.

“A pandemia de Covid-19 foi um fator importante para comprometer não só a economia brasileira, mas a mundial, nos últimos dois anos. A aceleração da inflação levou a um novo ciclo de aumento de juros, o que desestimulou o consumo e os investimentos. Entretanto, existe um cenário de recuperação do mercado de trabalho, com redução do desemprego e expectativa de aumento do rendimento da população, proporcionando uma perspectiva mais positiva para os próximos meses”, conclui o especialista.

Confira a dicas para planejar os gastos no início de 2023:

1) É importante ter em mente o equilíbrio das despesas antes de pensar em gastar. O 13º salário deve ser priorizado para o pagamento de dívidas ou como reserva para as contas que chegarão em janeiro.

2) Aproveite ofertas de datas como a Black Friday, por exemplo.

3) Tente organizar as contas durante o ano, use uma pequena parte para a compra de presentes e comemorações, e guarde o montante restante para a carteira de investimentos visando aumentar a renda avulsa.

Fonte: João Paulo Villarinho, especialista de investimentos da XP.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA