24.4 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Como economizar energia, água e gás de cozinha na quarentena?

Algumas atividades consideradas essenciais estão pesando no bolso dos capixabas. Mas o que fazer para evitar altos gastos? Saiba aqui!

Desde a chegada da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, os governos federal e estadual, empresas públicas e privadas anunciam medidas para estimular a população a ficar em casa, privando-se do contato social, uma medida de extrema importância para reduzir a velocidade do contágio e os impactos em nosso sistema de saúde.

Com o aumento do tempo em casa, podem surgir aumentos nos gastos básicos, como energia elétrica e gás de cozinha. Este último que já preocupa bastante os consumidores uma vez que tem sofrido altas variações nos preços nos últimos meses. A última elevação do valor aconteceu no final de dezembro, com o acréscimo de cerca de 5% anunciado pela Petrobrás.

Mas para não pesar tanto no bolso do capixaba, consultamos especialistas que deram algumas dicas para não “pesar” tanto no seu bolso. Confira!

- Continua após a publicidade -

Gás de cozinha

Durante o isolamento, adultos e crianças ficarão o tempo todo em casa, aumentando assim, a frequência das refeições. Mesmo assim, é possível fazer com que o botijão de 13kg dure mais. Segundo a plataforma Chama, especializada em procura de lojas especializadas em venda de botijões, algumas dicas podem te ajudar a economizá-lo:

  • Pré-aqueça o forno pelo tempo necessário: Alguns alimentos, como assados, requerem o pré-aquecimento do forno, mas não é preciso fazer isso por um longo período. Geralmente 10 minutos antes a 200 ºC fará com que a temperatura fique média e ideal para boa parte dos alimentos.
  • Use panelas proporcionais à boca do fogão: O uso da panela deve ser equivalente ao tamanho da boca do fogão ou há desperdício de gás, pois parte do calor gerado acaba passando para o ar e não para a panela.
  • Use o vapor: Enquanto cozinha outros alimentos, é possível utilizar o vapor do preparo colocando uma escorredeira metálica sobre a panela para cozinhar legumes.
  • Use a tampa da panela: O preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.
  • Evite colocar o fogão perto de lugares que corre muito vento, como: janelas, portas, ventiladores para que assim as chamas não apaguem e o gás escape.

Água

Os vazamentos de água, sejam eles domésticos ou públicos, podem provocar grandes transtornos. Identificar esses problemas é uma das formas mais eficientes de evitar o desperdício de água”, conforme explica o gerente Operacional da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Jocimar de Assis Alves.

“Litros e mais litros que poderiam ser destinados ao uso das famílias são perdidos em meio a descargas desreguladas e canos danificados. Esse desperdício causa problemas para toda sociedade, e se identificados, podem gerar até economia na conta de água”, disse ele.

O especialista ainda dá mais dicas, como:

  • Não demore ao tomar banho. Cinco minutos são suficientes para a higienização do corpo e geram economia de 30L a 90L. É melhor ainda se, ao se ensaboar, fechar o registro;
  • Escove os dentes com a torneira fechada, abra-a apenas para enxaguar a escova;
  • Não use o vaso sanitário como lixeira. Evite usar a descarga por mais tempo que o necessário;
  • Limpe o máximo que puder os restos de comida de pratos e panelas antes de lavá-los para gastar menos água durante a lavagem;
  • Enquanto ensaboa a louça, deixe a torneira fechada. Se utilizar máquina de lavar, use-a apenas quando estiver na capacidade máxima;

 Energia elétrica

Com a crescente adesão das empresas ao home office, a Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) reuniu algumas dicas de especialistas para economizar energia elétrica com a iluminação, que valem para a quarentena e sempre. Confira as dicas para economizar energia elétrica na quarentena:

  • Só compre lâmpadas LED com o selo do Inmetro na embalagem, o que significa que estão em conformidade com as normas técnicas e de segurança.
  • Verifique na embalagem a quantidade de Lúmens (lm) da lâmpada. Ao comparar modelos com a mesma potência (Watts), escolha a que oferecer mais Lúmens.
  • Se quiser iluminar o cantinho do home office, aposte em luminárias de mesa e abajures, para evitar ligar todas as luzes do ambiente.
  • Apague as luzes sempre que não estiver usando o ambiente. Há ainda a opção de usar lâmpadas LED junto com sensores de presença.
  • Lâmpadas LED dimerizáveis permitem controlar a intensidade da iluminação, reduzem a quantidade de eletricidade que a lâmpada usa e trazem conforto.
  • Em cômodos de descanso e lazer, use lâmpadas de cor amarelada e quente. Em locais que demandam concentração e trabalho, escolha uma luz fria.
  • Ao substituir uma lâmpada, observe tanto o valor de lúmens quanto o de Watts e opte sempre por aquela que consuma menos energia (menos valor de Watts), mas que tenha uma quantidade de lúmens adequada ao tipo de aplicação pretendido.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA