28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Festival de Chorinho, Jazz e Blues abre comemorações do Aniversário de Vitória

No mês de setembro, Vitória vai comemorar 471 anos e a Prefeitura de Vitória. Visando fortalecer o pólo gastronômico capixaba, dará início às comemorações com a realização de um grande evento turístico e cultural

Por Paula Bourguignon

É o 1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim da Penha, que ocorre nos dias 02 e 03 de setembro, na Praça Conjunto dos Estados (Praça da Feira Livre de quarta-feira) em Jardim da Penha.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa é da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV). “O objetivo é ampliar a capacidade de atração do fluxo turístico para os diversos bairros da cidade de Vitória e fortalecer as feiras comunitárias. Promovendo a geração de trabalho e renda movimentando a cadeia produtiva da região formada pelos comerciantes, vendedores informais e moradores em geral. Além deles, os artistas, produtores, roadies e técnicos envolvidos nos shows musicais também terão oportunidade de trabalho.” destacou Evandro Figueiredo, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória.

No evento, pratos típicos serão comercializados entre os Food Truck’s e expositores que já trabalham na praça Regina Frigeri Furno, vendendo comidas, bebidas e artesanato. No palco, shows musicais com artistas capixabas. Nos dois dias do evento o início das apresentações está marcado para às 17h.

Chorinho

Choro ou, como é mais conhecido, o Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta aproximadamente há 130 anos atrás. Os grupos eram normalmente constituídos por chorões que gravitavam em volta de um trio composto por flauta, responsável pelos solos; violão, que adotava a performance de um contrabaixo, sendo assim conhecido como ‘baixaria’; e cavaquinho, o qual criava a harmonia musical através do equilíbrio entre os acordes e os ornatos do trecho, que preservavam o tema principal. O pandeiro também era manipulado para marcar os aspectos rítmicos.

Jazz

O jazz é um estilo musical que nasceu nos EUA na região de Nova Orleans no final do século XIX e início do século XX. Tendo como berço a cultura afro-americana, o jazz possui ritmo não linear e sua maior marca é a improvisação. Com o passar dos anos, muitos subgêneros surgiram dessa mesma raiz. O surgimento do jazz tem como matriz principal a cultura africana.

Foi por volta dos anos 20 que essa vertente musical ganha espaço em outros locais e passa a fazer parte também da vida cultural da elite. Além disso, nesse período novas tecnologias e maneiras de comunicação aparecem,
como o rádio, possibilitando que o jazz se difunda em diversas partes do planeta.

Blues

Podemos definir o blues como um estilo ou forma musical que se baseia no uso de notas baixas (graves) com fins expressivos e que mantém uma estrutura musical repetitiva. O gênero surgiu nos Estados Unidos a partir do século XVII, quando os escravos negros da região sul faziam canções de trabalho nas plantações de algodão e outras músicas relacionadas a sua fé religiosa (spirituals).

O conceito de “blues” só se tornou conhecido depois do término da Guerra Civil Americana, período em que passou a representar a essência do espírito da população afro-americana. O primeiro artista popular do gênero foi Charley Patton, na década de 20. Posteriormente, surgiram outros nomes, como Son House, Willie Brown, Leroy Carr e Bo Carter.

Programação

Quando: 02/09/2022 (Sexta-feira)

17h – Abertura com a Banda da Guarda Municipal de Vitória;
18h30 Banda Sensatez
20h – Pedro Ferna
21h50 – Banda Rota 66
23h – Suzy Martins

Quando: 02/09/2022 (Sábado)

17h – Abertura com a Banda da Guarda Municipal de Vitória;
18h30 – Terra Convexa
20h – Fãfarra Band Choro
21h30 – Eugênio Goulart
23h – Samba Diverso

1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim da Penha

Onde: Avenida Luiz Emanuel Vellozo, Jardim da Penha, Vitória – ES (em frente a Associação Praiana 106), em Jardim da Penha.
Quando: 02 e 03 de setembro
Horário: 17:00hs
Classificação: livre
Entrada franca.

Informações no site da PMV

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -