26.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro, 2021

Anchieta pode virar capital da moqueca

Deputado propõe o título ao município, que se destaca na realização do festival de frutos do mar

Por Munik Vieira

A moqueca capixaba é, indiscutivelmente, um dos principais pratos da gastronomia do Espírito Santo. A iguaria, que está presente nos mais tradicionais restaurantes do estado, é sempre um dos mais pedidos pelos nossos visitantes.

Em Anchieta, todo mês de outubro é realizado o Festival Capixaba de Frutos do Mar, onde a moqueca é a estrela do evento. Com o objetivo de transformar o município na “Capital Estadual da Moqueca e dos Frutos do Mar”, o deputado Marcelo Santos (Podemos) apresentou o Projeto de Lei (PL) 594/2021.

Sobre a proposta

A proposta altera a Lei 10.974/2019, que consolida a legislação em vigor referente à concessão de títulos em homenagem a municípios do Espírito Santo. O projeto tramita em regime de urgência e será analisado em plenário pelas comissões de Justiça, Finanças e Turismo.

Iriri é um dos destinos mais procurados no Estado por quem adora praia. Foto: Jackson Gonçalves

O vice-presidente da Assembleia Legislativa (Ales) explica que a iniciativa “se justifica pelo tradicional Festival Capixaba de Frutos do Mar, que também acontece em Anchieta, no balneário de Iriri, onde dezenas de pratos à base de frutos do mar com temperos locais são comercializados a preços promocionais nos estandes do evento e nos restaurantes do balneário”.

O objetivo da proposta é fortalecer o turismo da região. “Iriri é um dos destinos mais procurados no Estado por quem adora praia. O balneário é um dos redutos capixabas mais agradáveis, com clima de interior, belas praias, bucolismo e, ao mesmo tempo, boas opções gastronômicas e de lazer. O local também tem uma vasta rede de pousadas, restaurantes e hotéis”, conclui.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade