Representantes do setor debatem com comissão projetos de mobilidade urbana para a Região Metropolitana, entre eles VLT que integraria terminais
Por Redação
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) discute, nesta segunda-feira (20), os projetos de mobilidade urbana e integração do transporte público elaborados pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Espírito Santo (Abenc-ES). A Comissão de Infraestrutura da Casa, presidida pelo deputado Chambinho (PSC), conduz o debate, previsto para às 11 horas.
O projeto elaborado por engenheiros da entidade pretende melhorar o tráfego da Região Metropolitana. O estudo prevê a integração de sistemas do transporte público, como o rodoviário, operado pelo sistema Transcol, o aquaviário, em fase final de implementação, e o ferroviário, a ser desenvolvido.
Uma das propostas, por exemplo, transforma o Terminal de Carapina, na Serra, em rodoferroviário, O local funcionaria como integração entre o terminal rodoviário e a linha da estrada de ferro Vitória-Minas. Segundo a Abenc, seria possível que um veículo leve sobre trilhos (VLT) levasse passageiros até a estação Pedro Nolasco, em Cariacica, que integra outro terminal rodoviário, o Terminal de Jardim América. A avaliação pondera que o projeto seria capaz de reduzir cerca de 300 viagens de ônibus entre os municípios da Serra e Vitória, diariamente.
Já o aquaviário, em fase final de implementação pelo governo estadual, seria aproveitado seguindo a lógica do turismo e a exploração econômica nos locais de embarque e desembarque de passageiros. A Prainha, em Vila Velha, por exemplo, teria um terminal nesses moldes.
Para o vice-presidente da Abenc-ES, Jaime Oliveira Veiga, é fundamental que a Ales “abrace” o projeto e sirva como elo entre os estudos técnicos e o interesse político-público. Veiga ainda citou outros projetos em andamento no Espírito Santo que buscam impactar na mobilidade urbana, como as obras no viaduto de Carapina, o Contorno do Mestre Álvaro, a ampliação de faixas e a ciclovia na Terceira Ponte, além do estudo de viabilidade do governo para assumir a concessão da BR-101.