Aeroporto alcançou o nível 4 no programa ACI Airport Carbon Accreditation após reduzir emissão de gás carbônico
Por Kikina Sessa
O Aeroporto Internacional de Vitória (Vitória Airport), operado pela Zurich Airport Brasil alcançou o nível 4 da certificação ACI Airport Carbon Accreditation, concedido pelo Conselho Internacional de Aeroportos na América Latina e Caribe (ACI-LAC).
Para alcançar o nível 4, o aeroporto demonstrou ter conseguido reduzir de forma consistente as emissões de gases de efeito estufa (GEE), ter consolidado o engajamento de parceiros que atuam no sítio aeroportuário, e ter comprovado uma estratégia de gestão de carbono de longo prazo, orientada para zerar o saldo líquido de lançamento de GEE até 2040, o que significa se aproximar do compromisso Net Zero da indústria, alinhado ao Acordo de Paris e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).
“Este reconhecimento internacional demonstra que o Brasil está progredindo consistentemente em direção à excelência na gestão de carbono nos aeroportos, contribuindo ativamente para uma aviação mais responsável na América Latina”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.
Em 2024, o Aeroporto de Vitória registrou uma redução significativa de CO², de acordo com a concessionária. Enquanto em 2023, a pegada de carbono foi de 170 toneladas de CO²; em 2024, foi de 158 toneladas. Para atingir o Net Zero em 2040, o aeroporto deve chegar a, no mínimo, 123 toneladas de emissões anuais.


Esse avanço é resultado do trabalho realizado pela concessionária Zurich Airport Brasil no rastreamento e monitoramento de 30 categorias de fontes de emissão de gases de efeito estufa. Os itens vão desde o deslocamento dos colaboradores até o aeroporto, passando pela escolha de produtos e fornecedores com menor pegada de carbono até as emissões geradas para manter as aeronaves em solo.
De acordo com a empresa, o monitoramento é feito por um software desenvolvido internamente pela operadora, o Carbon Flow. O sistema desenvolvido 100% pelos colaboradores da Zurich Airport Brasil já foi premiado em 2021 com a “Green Airport Recognition”, na Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), no México.
A partir deste monitoramento, a empresa passou a desenvolver soluções para reduzir a sua pegada de carbono. O projeto 400 hertz e PCA, que fornece energia limpa para aeronaves em solo, é o grande destaque entre as iniciativas. A implementação do sistema, utilizado por todas as cias aéreas que atuam no aeroporto, evitou a emissão de 3.781 toneladas de GEE desde a implantação dos sistemas em março de 2024.
“Esse reconhecimento para o Vitória Airport e o Macaé Airport é motivo de orgulho, pois evidencia os avanços alcançados a partir do nosso compromisso genuíno com a sustentabilidade. Essa conquista, junto com a recente certificação nível 4 do Floripa Airport, reforça nossa atuação para reduzir os impactos ambientais da indústria da aviação”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. Com informações da Zurich Airport Brasil