25.9 C
Vitória
quinta-feira, 24 DE abril DE 2025

Aeroporto de Vitória recebe certificação internacional na gestão de carbono

Aeroporto alcançou o nível 4 no programa ACI Airport Carbon Accreditation após reduzir emissão de gás carbônico

Por Kikina Sessa

O Aeroporto Internacional de Vitória (Vitória Airport), operado pela Zurich Airport Brasil alcançou o nível 4 da certificação ACI Airport Carbon Accreditation, concedido pelo Conselho Internacional de Aeroportos na América Latina e Caribe (ACI-LAC).

Para alcançar o nível 4, o aeroporto demonstrou ter conseguido reduzir de forma consistente as emissões de gases de efeito estufa (GEE), ter consolidado o engajamento de parceiros que atuam no sítio aeroportuário, e ter comprovado uma estratégia de gestão de carbono de longo prazo, orientada para zerar o saldo líquido de lançamento de GEE até 2040, o que significa se aproximar do compromisso Net Zero da indústria, alinhado ao Acordo de Paris e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

“Este reconhecimento internacional demonstra que o Brasil está progredindo consistentemente em direção à excelência na gestão de carbono nos aeroportos, contribuindo ativamente para uma aviação mais responsável na América Latina”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.

Em 2024, o Aeroporto de Vitória registrou uma redução significativa de CO², de acordo com a concessionária. Enquanto em 2023, a pegada de carbono foi de 170 toneladas de CO²; em 2024, foi de 158 toneladas. Para atingir o Net Zero em 2040, o aeroporto deve chegar a, no mínimo, 123 toneladas de emissões anuais.

LEIA MAIS
Aeroporto de Vitória recebe certificação internacional na gestão de carbono Aeroporto de Vitória recebe certificação internacional na gestão de carbono - Aeroporto alcançou o nível 4 no programa ACI Airport Carbon Accreditation após reduzir emissão de gás carbônico
VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo - Conquista possibilita que clientes atendidos pelo Corredor Leste da VLI alcancem principal mercado comprador da commodity no mundo

Esse avanço é resultado do trabalho realizado pela concessionária Zurich Airport Brasil no rastreamento e monitoramento de 30 categorias de fontes de emissão de gases de efeito estufa. Os itens vão desde o deslocamento dos colaboradores até o aeroporto, passando pela escolha de produtos e fornecedores com menor pegada de carbono até as emissões geradas para manter as aeronaves em solo.

De acordo com a empresa, o monitoramento é feito por um software desenvolvido internamente pela operadora, o Carbon Flow. O sistema desenvolvido 100% pelos colaboradores da Zurich Airport Brasil já foi premiado em 2021 com a “Green Airport Recognition”, na Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), no México.

A partir deste monitoramento, a empresa passou a desenvolver soluções para reduzir a sua pegada de carbono. O projeto 400 hertz e PCA, que fornece energia limpa para aeronaves em solo, é o grande destaque entre as iniciativas. A implementação do sistema, utilizado por todas as cias aéreas que atuam no aeroporto, evitou a emissão de 3.781 toneladas de GEE desde a implantação dos sistemas em março de 2024.

“Esse reconhecimento para o Vitória Airport e o Macaé Airport é motivo de orgulho, pois evidencia os avanços alcançados a partir do nosso compromisso genuíno com a sustentabilidade. Essa conquista, junto com a recente certificação nível 4 do Floripa Airport, reforça nossa atuação para reduzir os impactos ambientais da indústria da aviação”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. Com informações da Zurich Airport Brasil

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA