23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Setor supermercadista gera mais de 165 mil empregos no ES

Feira reúne mais de 200 empresas do ramo que tem expectativa de movimentar mais de R$ 600 milhões em negócios

Por Kebim Tamanini

A 35ª edição da Acaps Trade Show, tida como a maior convenção e feira do varejo do Espírito Santo, começou nesta terça-feira (26/09), no Pavilhão de Carapina, na Serra. O evento reúne até a próxima quinta-feira (28/09) cerca de 200 empresas fornecedoras de produtos, serviços, tecnologias e soluções com expectativa de geração de mais de R$ 600 milhões em negócios.

- Continua após a publicidade -

O presidente da Acaps, Fábio Dalvi, destaca que o evento é aguardado durante todo o ano e tornou-se uma feira consolidada e respeitada pelo mercado. “Acaps reafirma a importância do setor supermercadista, que ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais produtivo, competitivo e desenvolvido”, afirma. Ele ressalta ainda que o setor atualmente gera mais de 55 mil empregos diretos e 110 mil indiretos.

Para impulsionar a economia e fortalecer o setor supermercadista, incluindo padarias, bares, restaurantes e postos de combustíveis, o evento estimula networking e compartilhamento de experiências entre empresários. A Acaps e eventos similares geram inovação, capacitam gestores e criam oportunidades para o Espírito Santo.

Feira reúne mais de 200 empresas do ramo que tem expectativa de movimentar mais de R$ 600 milhões em negócios
São mais de 200 empresas expondo na Acaps Trade Show 2023. Fotos: Next Editorial

Novidades da feira

Na área de estandes, o público conferiu as últimas tendências e novidades de produtos e serviços para o varejo, que foram apresentados e possivelmente comercializados por indústrias, distribuidoras e demais fornecedores de todo o Brasil.

Uma das inovações que mais chamou atenção do público foi o carrinho de compras equipado com inteligência artificial que escolhe os produtos e efetua o pagamento sem ter a necessidade de passar no caixa. A nova tecnologia pode ser novidade em pouco tempo no Espírito Santo e já é uma realidade em supermercados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e litoral Norte de São Paulo.

Ao concluir as compras, o cliente paga suas compras no próprio carrinho, recebendo o cupom fiscal via WhatsApp para economizar papel. O carrinho exibe publicidade na lateral e no visor, próximo à máquina de cartão. Além disso, coleta dados sobre os gostos do cliente no supermercado para identificar produtos populares.

Veja outras novidades apresentadas na feira:

Nebulize: umidificador mantém fresco por 48h as verduras e legumes com micropartículas d’água.

Câmeras no caixa: tecnologia detecta erros como produtos não registrados ou digitação incorreta.

Cozinha Capixaba: a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) levou para a exposição a carreta do Sesi “Cozinha Capixaba”. Nela serão realizadas aulas-show de culinária.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA