29.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Academia Espírito–santense de Letras comemora 102 anos

A instituição tem o objetivo de incentivar a cultura e a leitura e a do Espírito Santo

Por Redação

Em julho de 1921, o advogado e parlamentar Alarico de Freitas e o jornalista Sezefredo Garcia de Rezende idealizaram a fundação de uma Academia de Letras, na Capital do Espírito Santo. Na época, convidaram o professor Elpídio Pimentel para, ao lado deles, levar avante a ideia, a exemplo do que tinha ocorrido em outros Estados.

- Continua após a publicidade -

No mesmo mês, no dia 31, realizaram uma sessão extraordinária, no Clube dos Boêmios, convidando Dom Benedito Paulo Alves de Sousa, bispo diocesano, para ser o primeiro a presidir a Academia. Somente em 04 de setembro do mesmo ano, foi realizada uma nova sessão extraordinária, aprovando então um documento que consolidou na história a Academia como o verdadeiro marco de fundação.

O papel da instituição

A Academia Espírito-santense de Letras tem como finalidade incentivar a cultura, promover a criação de associações culturais, divulgar e incentivar a leitura e a criação de bibliotecas, promover concursos literários, manter o intercâmbio com outras associações, participar de projetos que visam à integração cultural e realizar pesquisas com vista ao desenvolvimento literário do Espírito Santo.

Dentre as personalidades que fizeram parte da Academia, destacam-se juristas, professores e jornalistas, além de políticos, militares, religiosos, servidores, empresários e profissionais liberais, juntos no interesse pela cultura e a literatura. Além do destaque para acadêmicos célebres, que dão nome a ruas da Capital, como Jerônimo Monteiro, João Clímaco, Graciano Neves e Aristóbulo Barbosa Leão.

Atualmente, a Academia Espírito-santense de Letras é presidida pela professora Ester Abreu Vieira de Oliveira. Mas vale destacar que a primeira mulher a chegar a tal cargo foi a acadêmica Maria Helena Teixeira de Siqueira, eleita para o mandato 2002-2004.

Por sucessos e percalços passaram estes anos que antecedem ao centenário da Academia Espírito-santense de Letras, que exerce o papel de um emblema da preservação da cultura e da literatura no nosso Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA