27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

A produção brasileira de aço deve crescer 2,2% em 2022

O Espírito Santo é o terceiro estado brasileiro com a maior produção de aço e 22,7% de participação no mercado

Por Amanda Amaral 

A produção brasileira de aço bruto deve crescer 2,2% em 2022 chegando a 37 megatoneladas (Mt). É o que estima o Aço Brasil, que mesmo diante do conflito no leste europeu, que eleva o preço de matérias-primas e insumos enérgicos, manteve a projeção realizada em dezembro do ano passado.

- Continua após a publicidade -

Além disso, também está previsto o aumento do consumo de 1,5% (26,9 Mt) e das vendas domésticas de aço de 2,5% (23 Mt). No que se refere ao comércio exterior, previu-se aumento de 1,5% das exportações (11,1Mt) e queda de 12% das importações (4,3 Mt).

O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de aço do Brasil. A participação do Estado no mercado em março deste ano era de 22,7%, com produção de 669 milhões de toneladas. Em todo o ano passado, foram produzidos 7.489 milhões de toneladas. O percentual do setor de metalurgia no PIB industrial, segundo a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), é de 8,1%. Minas Gerais (31,7%) é o estado brasileiro com a maior produção, sem segundo lugar está o Rio de Janeiro (23,6%). 

Matérias-Primas e Insumos

A guerra na Ucrânia vem causando uma escalada sem precedentes nos preços das matérias-primas e insumos energéticos, pressionando os custos de produção nas empresas, segundo o Instituto Aço Brasil.

Questionado se o aumento de preço de produtos siderúrgicos decorrente da elevação dos custos de produção impactaria os consumidores finais, o presidente executivo do Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, esclareceu que a contribuição do aço no Índice de Preço ao Atacado (IPA) da Fundação Getúlio Vargas é muito baixa.

“O aço não pode ser responsabilizado pela inflação”, afirmou o Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil. No acumulado em 12 meses, considerando o IPA total de 17,6%, a participação do vergalhão foi de apenas 0,013 ponto percentual e da bobina a quente de 0,103p.p., produtos que representam os laminados longos e planos.

Produção de Março

Em março de 2022, a produção brasileira de aço bruto foi de 2,9 Mt, aumento de 10,1% em relação ao mês anterior. As vendas internas cresceram 20,2% no mês passado em comparação com fevereiro, chegando a 1,8 Mt.

O consumo aparente cresceu 14,7% em março sobre fevereiro de 2022, chegando a 2,1 Mt. No 1º trimestre de 2022, a produção brasileira de aço bruto foi de 8,5 Mt, 2,4% a menos do que no mesmo período de 2021.As vendas internas foram de 4,8 Mt, queda de 19,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Já o consumo aparente de janeiro a março de 2022 foi de 5,6 Mt (-17,7%).

Desempenho da siderurgia

Uma das maiores e mais importantes produtoras de aço do mundo, a ArcelorMittal Tubarão, localizada no Espírito Santo, divulgou recentemente seus resultados operacionais e financeiros de 2021, destacando em em 2021 obteve o melhor resultado da história da empresa.

A produção brasileira de aço deve crescer 2,2% em 2022
O aço não pode ser responsabilizado pela inflação, segundo o presidente executivo do Aço Brasil, Marco Lopes.

O lucro líquido avançou para R$ 12,8 bilhões, aumento de 940% em relação com 2020. A receita líquida atingiu R$ 69 bilhões, alta de 108,7% quando comparado a igual período do ano anterior. A produção foi de 13,4 milhões de toneladas de aço e 3,4 milhões de toneladas de minério, aumento de 29,5% e 4,4% respectivamente.

Volume de Vendas

E o volume de vendas alcançou 14,1 milhões de toneladas (12,5 milhões de aço e 1,6 milhão de minério), crescimento de 18,9% na comparação com o ano anterior. Do total comercializado, 59% foram destinados ao mercado doméstico e 41% ao mercado externo.

Os resultados incluem as operações brasileiras de aço e mineração e as operações das empresas controladas da Acindar, na Argentina, da Unicon, na Venezuela, e ArcelorMittal Costa Rica.

“Os resultados foram excepcionais, demonstram a solidez da empresa e comprovam que estamos preparados para o futuro. Mas estamos cientes de que eles foram fruto da atipicidade do ano e, uma vez recompostos os estoques da indústria e dos distribuidores, a tendência será de retorno das vendas aos patamares de normalidade da demanda interna”, disse o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil, Jefferson De Paula, em comunicado da empresa.

“Depois disso, no médio e longo prazo, nossa expectativa é de crescimento consistente do consumo doméstico de aço em função das potencialidades que o Brasil apresenta, da infraestrutura e da indústria ao agronegócio”, completou.

No setor de mineração e siderurgia no Espírito Santo ainda se destacam a Vale, que possui o maior complexo de pelotização de minério de ferro do mundo, e a Samarco, que voltou a operar em 2020

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA