Técnica de pintura pode virar patrimônio imaterial

0
473
Técnica de pintura pode se tornar patrimônio imaterial do Estado Foto: Prefeitura de Domingos Martins

Trazido por imigrantes europeus o Bauernmalerei é muito utilizado na região serrana do Espírito Santo

Por Leulittanna Eller Inoch 

Uma técnica de pintura germânica chamada Bauernmalerei, criada por camponeses da Alemanha, Áustria e Suíça e que foi trazida para o Brasil por imigrantes pode se tornar patrimônio imaterial do Estado.

- Continua após a publicidade -

A técnica de pintura campestre, que retrata pássaros e flores, é um artesanato que representa a região serrana do Espírito Santo. Segundo o autor da proposta, deputado Adilson Espindula (PTB), o Bauernmalerei já é patrimônio cultural imaterial de Marechal Floriano (Lei Municipal 1.769/2016) e patrimônio cultural de natureza imaterial de Domingos Martins (Lei Municipal 2.826/2017).

A Agência das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) considera, desde 2016, a pintura campestre como artesanato oficial de Domingos Martins. Aplicada sobre portas, janelas, molduras e outros objetos, essa técnica de pintura caracteriza-se por pinceladas livres e únicas, em forma de vírgula, gota ou “S”.

Para Espindula, a iniciativa objetiva dar ainda mais abrangência a uma atividade que está incorporada à economia e à cultura da região serrana do Espírito Santo.

Tramitação

O PL 652/2020 já conta com parecer favorável das comissões de Justiça e Cultura. Antes de ser votado pelo Plenário, deve ser analisado ainda pelo colegiado de Finanças.