27.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Especialistas discutem sobre desenvolvimento sustentável no ES Brasil Debate

Especialistas discutem sobre desenvolvimento sustentável no ES Brasil DebateNa noite da última segunda-feira (19), a Revista ES Brasil realizou o debate “Desenvolvimento: é possível crescer com sustentabilidade?”. O evento, que é o segundo debate do projeto “ES Brasil Debate” deste ano, teve tem como objetivo a promoção da discussão de temas que impactem a vida do capixaba em diferentes esferas. O evento contou com público de cerca de 165 pessoas, entre profissionais da área, estudantes e cidadãos interessados em debater o tema.

Os convidados para discutir o assunto foram Luiz Fernando Schettino, professor de Ecologia e Meio Ambiente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e especialista em sustentabilidade, Márcio Félix, secretário de desenvolvimento do estado, Wilmar Barros, diretor da Findes para assuntos do Meio Ambiente e Romildo Fracalossi, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Vale. O encontro teve a mediação de Luiz Fernando de Mello Leitão, colunista da revista ES Brasil.

- Continua após a publicidade -

Sustentabilidade no ES

De acordo com o secretário de desenvolvimento, Márcio Félix, não existe desenvolvimento que não esteja ligado a sustentabilidade. “A sustentabilidade começa em nossa mente, em nossas atitudes, temos que perceber que podemos praticar sustentabilidade. Ela está tomando dimensões cada vez maiores. É um equilíbrio dinâmico que nós temos que trabalhar o tempo todo”, conta.

Segundo Romildo Fracalossi, gerente de desenvolvimento sustentável da Vale o momento no Espírito Santo é único. “As empresas não querem fazer nada que não seja sustentável. Um ótimo exemplo é a Vale, que já pensa em projetos sustentáveis.E isso não é só a Vale, empresas de médio e pequeno porte já pensam assim. Realizar projetos assim é positivo para todos”, afirma.

Luiz Fernando Schettino afirma que é uma utopia imaginar que o desenvolvimento sustentável tenha chegado no nível que todos desejam. “A sociedade mudou, o industrial mudou, mas para mudar mesmo é preciso de mais atitude, tanto as empresas, quanto para a sociedade”, conta.

Segundo Wilmar Barros infraestrutura é o principal gargalo do Espírito Santo no desenvolvimento sustentável. “Falta para gerar sustentabilidade é que o ES tem problemas em infraestrutura. A grande vantagem populacional do ES é a diversidade cultural, nós conseguimos atender todos os culturais, como montanhas e praias, e está sendo muito bem planejado. É preciso gerar infraestrutura para esses contextos. O maior gargalo é a infraestrutura”, declara.

Considerações finais
Nas considerações finais do evento os debatedores responderam a questão principal do evento: “É possível crescer com sustentabilidade?”. De acordo com Romildo Fracalossi, é possível. “Sim, é possível. Para isso, convido a todos para visitar o complexo de tubarão, pois as pessoas vão poder conferir as tecnologias aplicadas. A Vale quer que a percepção da sociedade seja cada vez melhor. Ganhos ambientais significativos. Mostrar a sustentabilidade no complexo de Tubarão”, conta.

Segundo Wilmar Barros também é possível. “Temos que lembrar que no Brasil, onde as leis são voltadas para as questões econômicas, e não ambientais, temos que observar isso direito. Fico muito feliz em observar que veículos, hoje, são discutidos em questões ambientais”, afirma.

Luiz Fernando Schettino afirma que eventos como este são muito importantes para a conscientização da sociedade. “Realizar eventos como este é muito positivo. Chamo atenção e peço que todos observem e sigam essa questão do código florestal, para que a melhor decisão seja tomada a respeito. É possível, porque eu posso fazer sustentabilidade. Se cada pessoa colocar isso em sua mente, a sustentabilidade. As pessoas devem ter comida, educação e saúde. Com isso elas entenderão que é possível ter sustentabilidade e realizar práticas”, declara.

Já o secretário de desenvolvimento do estado, Márcio Félix, também vê o desenvolvimento sustentável de forma positiva. “Sim, mas o grau dessa sustentabilidade é o que a gente deseja e sonha. O marco a ser vencido vai estar sempre crescendo faz parte, não pode ser muito acima do seu tempo, mas não pode ser abaixo. A gente precisa saber e uma iniciativa como essa mostra que estamos no caminho. O ES é um dos melhores lugares do mundo para viver e trabalhar. Aqui nós temos as melhores condições para serem felizes”, finaliza.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA