Sambão do Povo ganha nova iluminação para dar mais cor e luz aos desfiles

0
434
esbrasil-desfiles-escolas-samba-capixaba
O projeto de iluminação, que vai dobrar a intensidade luminosa do espetáculo, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) - Foto: Divulgação/Setur

O Sambão do Povo ganhou nova iluminação nos mesmos moldes e na mesma intensidade das passarelas do Rio de Janeiro e de São Paulo 

Por Wesley Ribeiro 

Os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória têm uma razão a mais para se destacarem no cenário nacional e impressionar os foliões neste ano: o Sambão do Povo passa a contar com iluminação nos mesmos moldes e na mesma intensidade das passarelas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

- Continua após a publicidade -

O projeto de iluminação, que vai dobrar a intensidade luminosa do espetáculo, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), num planejamento iniciado em maio de 2010.

Segundo o órgão, a melhoria tem como objetivo garantir a segurança dos foliões, o conforto, a beleza, a qualidade do evento e a melhor captação de imagens para fotos, vídeos e transmissões pela televisão.

“A Prefeitura de Vitória está realizando um investimento para valorizar o munícipe, priorizando um evento da cidade, com o propósito de alavancar o turismo e com a preocupação de qualificar e inserir o carnaval de Vitória no calendário nacional de eventos carnavalescos”, destacou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Domingos Sávio Gava.

esbrasil-sambao-do-povo-iluminacao-antiga
Sambão do Povo, em Vitória, com a iluminação antiga – Foto: Divulgação/Setur

A Setran já realizou a recuperação total das torres e a troca de todos os refletores localizados em cima dos camarotes.

Também concluiu a revitalização da iluminação no entorno do Sambão do Povo, do Tancredão até a dispersão, e do estacionamento do Teatro Carmélia, com a substituição de todos os cabos deteriorados pelo tempo e por atos de vandalismo.

No local, foram instaladas duas novas subestações de energia permanentes para suportar o aumento da carga elétrica na região. Haverá, ainda, dois geradores de emergência para garantir a continuidade da iluminação da folia na hipótese de queda de energia por parte da concessionária.

Investimentos

Segundo a Prefeitura, a Setran está investindo R$ 1,7 milhão de recursos próprios da iluminação pública. Deste total, cerca de R$ 1,2 milhão (66%) foram utilizados para a aquisição de lâmpadas, projetores e reatores com vida útil de cinco anos que serão aproveitados para equipar quadras e campos esportivos, monumentos e eventos, entre outros.

O restante do investimento foi aplicado em melhorias permanentes para a região de Mário Cyprestes.

O contrato de iluminação para o carnaval prevê, ainda, o reforço da iluminação para a programação da folia durante o feriado na avenida Jerônimo Monteiro, na praça Costa Pereira, na avenida Princesa Isabel, na Curva da Jurema e em pontos de grande concentração festiva.