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quinta-feira, 2 maio, 2024

5,5 mil tentativas de fraude de identidade no ES

O número é referente ao mês de novembro, quando ocorreram 1,3 mil tentativas de fraude de identidade por habitante no ES

Por Amanda Amaral

Os consumidores do Espírito Santo sofreram 5.544 tentativas de fraude de identidade em novembro do ano passado. Ou seja, no estado capixaba há 1.331 investidas a cada um milhão de habitantes. O número é superior à média brasileira (1.315) e maior também que o de Minas Gerais (1.182), apesar de ser um estado mais populoso.

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As informações são do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude divulgado esta semana pela Serasa Experian. Em todo o Brasil, em novembro, ocorreram 283.051 tentativas de fraude e, em Minas Gerais, 25.477.

Quem lidera o ranking da região Sudeste é São Paulo, com 87.117 ocorrências, o que equivale a 1.849 tentativas a cada um milhão de habitantes. Rio de Janeiro, com 28.992 investidas, apareceu em 2º lugar, são 1.649 tentativas a cada um milhão de habitantes.

No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, o Brasil já sofreu com mais de 3,6 milhões de tentativas de fraude de identidade, o que representa uma a cada 8 segundos. “É um cenário expressivo, por isso, é fundamental que o consumidor tenha muita atenção com seus dados pessoais e as empresas devem investir em soluções de autenticação e prevenção à fraude, além de conscientizar seus clientes divulgando informações e orientações seguras”, diz o gerente executivo de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia.

Segmento e faixa etária

Ainda na visão do acumulado do ano até novembro, as tentativas de fraudes relacionadas com o segmento de Bancos e Cartões lidera com 2 milhões. Em segundo lugar, estão as Financeiras, com 633 mil tentativas, seguido pelo setor de Serviços, com 589 mil. Varejo aparece em quarto lugar, com 288 mil pessoas que foram alvo e Telefonia em último lugar, com 86 mil.

Na visão por idade, a população com idade entre 36 e 50 anos foi a que mais sofreu, com 1,3 milhão. Em segundo lugar, estão os consumidores de 26 a 35 anos, que sofreram com 998 mil tentativas. Depois aparecem: 51 a 60 anos (509 mil tentativas); até 25 anos (414 mil tentativas) e acima de 60 anos (397 mil tentativas).

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; e estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian. O indicador é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados  pela probabilidade de fraude.

Confira as dicas para que os consumidores evitem ser vítimas de golpistas:

• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

• Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Os cibercriminosos podem usar nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador;

• Links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras;

• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos;

Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente;

Monitore o seu CPF com frequência.

Fonte: Serasa Experian.

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