22.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 junho, 2024

54% dos empregadores contratarão temporários

Pesquisa revela que o Brasil é o segundo país no mundo que deverá fazer mais contratações neste fim de ano. 

Por Cristiano Stefenoni

Cerca de 54% dos empregadores brasileiros pretendem fazer contratações temporárias neste fim de ano. É o que aponta a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q4 2023, realizado pelo ManpowerGroup, e que mostra as tendências dos empregos para o 4° trimestre. A alta é estimada em 38%, sendo que a expectativa de contratação entre as microempresas é de 37%, nas médias é 35% e, nas grandes, 43%. 

- Continua após a publicidade -

O Brasil é o segundo país no mundo que deverá fazer mais contratações neste fim de ano. O país aparece atrás da Costa Rica (41%) e à frente da Suíça (38%). Já os países que menores previsões de contratação são Argentina, República Tcheca e Japão, todos com +11%.

Segundo a pesquisa, os setores com maior expectativa de vagas no país são: Tecnologia da Informação (46%), seguido por Bens de Consumo e Serviços (40%), Finanças & Imobiliário (38%), Transporte, Logística & Automotivo (36%), Assistência Médica & Ciências da Vida (33%) e Serviços da Comunicação (26%).

Já no cenário global, o setor de TI lidera o ranking de expectativa de contratações (39%), seguido pelo setor de Finanças & Imobiliário (33%), Serviços de Comunicação (31%), Saúde & Ciências da Vida (31%), Energia & Serviços de utilidade pública (31%) e Indústria & Materiais (28%).

No Brasil, a expectativa é de alta também em relação as contratações temporárias de fim de ano. O estudo mostrou que 54% dos empregadores brasileiros pretendem contratar esse tipo de mão de obra neste último trimestre. São Paulo e Minas Gerais são os estados com as maiores intenções de contratação, com 44% e 36%, respectivamente.

Por outro lado, a pesquisa revelou que há uma escassez crítica de talentos, atingido picos históricos, com 80% no Brasil e 77% no mundo. Por conta disso, as empresas estão adaptando suas estratégias na busca por talentos que possuem as competências necessárias.

“A escassez de talentos é uma realidade no mundo todo e as empresas precisam de estratégias para superar esse gap. O encontro de gerações no mundo do trabalho pode e deve ser incentivado, e saber que as empresas brasileiras, em um cenário de rápida transformação digital, estão em busca de profissionais mais maduros demonstra que estamos aprendendo e valorizando competências fundamentais”, comenta Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.

A Pesquisa de Perspectivas de Emprego do ManpowerGroup foi realizada de 3 a 31 de julho de 2023 e ouvidos 38.833 empregadores, públicos e privados, entrevistados em 41 países e territórios, para medir as tendências de emprego previstas a cada trimestre. No Brasil, foram entrevistados 1.020 empregadores.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA