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domingo, 28 abril, 2024

5 dicas sobre a venda de startups

Túlio Mêne e Nilio Portella dão dicas sobre a proposta de valor da empresa e a venda de startups 

Por Amanda Amaral 

Resumir os pontos principais do seu produto ou serviço com apenas um discurso pode ser complicado para alguns empresários. Segundo especialistas em investimentos, algumas técnicas podem ajudar.

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 O pitch nada mais é que uma apresentação objetiva e rápida, que visa explicar a proposta de valor de uma startup para possíveis investidores. Na prática é o discurso de “venda” da empresa.

Túlio Memê e Nilio Portella separaram cinco dias para ajudar empreendedores a fazerem o pitch perfeito. Eles são sócios da Bossanova Investimentos e founders do M & P Group – um dos maiores grupos de comunicação e inovação do Brasil.

O M&P Group possui 16 anos e está presente em 10 estados brasileiros. O M & P Group, é formado por Mene Portella Publicidade, One Big Media Group, Trakto, Hitbel, Oinc Filmes, Showkase e OnMovie. A companhia possui também uma vertical de inovação, por meio da CaptAll Ventures, com o objetivo de investir em startups que tem como foco a economia criativa, como martechs, adtechs e mediatechs.

Confira as 5 dicas dos especialistas em investimentos:

venda de startups
O investidor Túlio Mêne fala sobre o sucesso de uma startup. Foto: LinkedIn

1) Comece pelo problema: “uma startup de sucesso precisa solucionar problemas da sociedade, de um nicho específico ou de algum mercado”, destaca Túlio Mêne. Com isso, explicar o problema, embasado em dados e números, e descrever a solução proposta pela startup acaba sendo um dos principais pontos do pitch. Para ajudar, faça uma pergunta impactante e que gere curiosidade do espectador e continue o discurso a partir disso.

2) Seja claro e didático: embora seja necessário explicar os pontos técnicos do projeto, é imprescindível fazê-lo de uma maneira clara e didática para que, aqueles que não conhecem o core da sua empresa, entendam do que você está falando.
 

3) Crie um storytelling que faça sentido: “traga personagens para seu pitch, pode ser um colaborador, um cliente ou até você mesmo. Mostre o quanto a sua solução será essencial para aquela pessoa ou empresa e, dessa forma, conseguirá prender o público”, orienta Nilio Portella. Liste as vantagens do seu projeto e as metas de curto e longo prazo, e o porquê sua startup merece investimento. Lembre-se: foque no problema, dê a solução e transmita a mensagem de forma inesquecível.
 

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O investidor Nílio Portella destaca a importância de personagens. Foto: LinkedIn.

4) Destaque o diferencial da empresa: por que a sua solução é diferente das outras? Apresente os pontos fortes do seu produto e destaque o diferencial dele. Descreva o nicho que a sua solução pretende atingir e a estratégia para alcançar o público-alvo. Foque na sua proposta de valor.
 
5) Capriche no final: para deixar uma boa imagem para seus possíveis investidores, pense em uma forma de fechar seu pitch com sucesso, trazendo paixão na narrativa construída. Lembre os benefícios do seu projeto e finalize com uma frase que tenha relação com o problema apresentado no início da apresentação.

 Fonte: Túlio Mêne e Nilio Portella.

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