31.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

5 dicas para usar a nova ferramenta do WhatsApp e lucrar

Especialista explica como utilizar a ferramenta Comunidades para impulsionar as vendas pelo WhatsApp

Por Amanda Amaral

As novidades nos aplicativos se tornam um frisson logo que lançadas, mas muitas delas, não são utilizadas só para fins pessoais. Os empreendedores já perceberam que há ferramentas nas redes sociais e plataformas que ajudam nas vendas. Agora, por exemplo, é possível falar atingir até 5 mil usuários de uma só vez e reuni-los por seus interesses e predileções no WhatsApp.

- Continua após a publicidade -

Com a funcionalidade Comunidades é possível conectar vários grupos sob uma mesma categoria para organizar conversas, segundo informou a Meta — empresa fundada por Mark Zuckerberg responsável pelo aplicativo. Ao cria-la, o administrador pode enviar comunicados para todos que lá estão inseridos. Já os participantes podem se conectar uns com os outros e encontrar grupos que sejam de seu interesse quando acessam a ferramenta.

Empreendedorismo on-line

Uma pesquisa de 2022, feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revelou que 71% dos empreendedores utilizam redes sociais, internet e aplicativos – WhatsApp, Facebook, Instagram, para ganhar dinheiro.

O WhatsApp Business, por exemplo, foi criado para pequenas empresas e oferece gratuitamente funcionalidades específicas que facilitam o dia a dia dos empreendedores em gerenciar seus negócios.

Periodicidade 

“Quando fazemos o uso racional do aplicativo, ele nos ajuda muito nos negócios. Na pandemia, comecei a estimular o uso de ferramentas de otimização para meus clientes, principalmente, o uso do WhatsApp Business – no qual eu ainda não vi as comunidades disponíveis, mas isso deve acontecer em breve. Mas ele tem uma pegada de vendas muito boa com recursos como mensagem automática, respostas rápidas, etiquetas, catálogo”, explicou a formadora de lideranças, a engenheira de produção e empresária Júliana Prádo.

Cada comunidade pode ter até 50 grupos, e os administradores das comunidades poderão disparar mensagens para até 5 mil pessoas de uma única vez. A formadora de líderes já testou a nova ferramenta e pensa em montar estratégias para utilizá-la.

Organização das informações 

“No meu caso, que tenho uma escola de treinamentos, gosto de estar conectada com os clientes. Para isso, preciso de estratégias para envio de conteúdo com periodicidade. Cada turma tem um grupo, e o relacionamento com eles continua até seis meses após o fim das aulas”, comenta.

Júliana Prádo explica que, para os momentos em que é necessário interagir com muitas pessoas, a ferramenta Comunidades auxilia na organização das informações a serem repassadas.

whatsapp
A formadora de líderes Júliana Prádo comenta sobre o uso de aplicativo para vendas. Foto: Divulgação

Segmentação 

“Um produtor de conteúdo, por exemplo, precisa falar com muitos seguidores. A gestão municipal ou uma empresa que atua por regiões pode criar grupos para facilitar a comunicação. Outro caso são empresas que liberam promoções no Whatsapp, com a ferramenta eles poderão separar seus clientes por nicho. Hoje o grande segredo da comunicação é a segmentação”, afirma.

Outra dica da formadora de líderes é a economia, já que um mesmo conteúdo é disparado para centenas de pessoas ao mesmo tempo. “Quando você dispara para uma linha de transmissão, atinge várias pessoas, mas nas comunidades, você sabe qual conteúdo passar para aquele tipo de grupo, e que a pessoa está ciente de que vai receber informações, pois aceitou participar delas”, comenta.

Outras novidades

O WhatsApp comunicou oficialmente que a ferramenta Comunidades estava liberada para usuários no País em fevereiro deste ano, mas em alguns países ela já estava em uso desde 2022. O atraso no Brasil se deu em razão do período eleitoral de outubro do ano passado
A nova funcionalidade do aplicativo, assim como outras possibilidades como a inclusão de até 1.024 usuários no mesmo grupo, chamadas de vídeo com 32 pessoas e enquetes dentro de conversas começam a funcionar gradualmente entre os usuários.

Outras novidades são: reações com emojis; mensagens que poderão ser apagadas por administradores de grupos; e aumento do limite do compartilhamento de arquivos para até 2 GB. Cabe ressaltar que a Meta frisou que as comunidades são privadas e que as mensagens continuarão sendo protegidas com criptografia de ponta a ponta.

Confira 05 dicas para utilizar o WhatsApp e impulsionar as vendas:

1) Dê preferência ao WhatsApp Business que possui funções como mensagem automática, respostas rápidas, etiquetas e catálogo, por exemplo;

2) Utilize as comunidades caso necessite comunicar um fato para várias pessoas de uma vez só;

3) Crie grupos e comunidades visando segmentar seu público. Exemplo: homens x mulheres; moda praia x moda esporte; crianças x adultos;

4) Crie conteúdo direcionados e específicos de acordo com os temas de suas comunidades;

5) O cliente precisa aceitar participar de seus grupos e comunidades. Por isso, crie estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede.

Fonte: Whatsapp e especialista consultada pelo Portal ES Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA