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domingo, 5 maio, 2024

40 pedras naturais do Brasil em feira nos EUA

As 40 pedras naturais possuem 12 tipos geológicos diferentes e foram doadas por 22 empresas, inclusive, do Espírito Santo

Por Amanda Amaral 

Com a intenção de fortalecer a conexão entre fabricantes e arquitetos, designers e construtores norte-americanos, 40 rochas naturais do Brasil serão expostas no estande do país durante a StonExpo 2023, uma das principais feiras de revestimentos nos Estados Unidos. Empresas capixabas marcarão presença o evento.

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A feira acontece entre 31 de janeiro e 02 de fevereiro deste ano. Com o tema “Geodiversidade Brasileira, Brasilidade e Arte”, no espaço brasileiro os visitantes irão conferir 12 tipos geológicos diferentes, entre eles: granito; mármore; quartzito; e xisto.

Diversidade brasileira

Há materiais provenientes das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) e foram doados por 22 empresas, inclusive, localizadas no Espírito Santo. São elas: Angramar; Basalto São Cristóvão; Bramagran; Brasigran; Cajugram; Gramazini; Gramobras; Guimar; Imil; Internacionale Granite; Magban; Marcel; Margramar; Mineração Lougon; Mineração Novo Brasil; Mineração São Sebastião; Multigran; Qualitá; Santo Antônio; Stone Piso; Super Clássico e Tecton.

O estande faz parte do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone e conta com promoção do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Mapa do Brasil

O espaço projetado pela designer Araciene Pessin, especialista em rochas ornamentais, evoca a geodiversidade nacional e expõe os produtos com diferentes aplicabilidades, texturas e variadas espessuras, provando a versatilidade de usos.

Criado em dois ambientes, o estande tem a função de recepcionar os visitantes e ao mesmo tempo promover a apreciação das rochas, com uma encantadora atmosfera que remete ao Brasil.

O ponto alto do espaço está no grande mosaico produzido com sistema waterjet que tem ao centro o mapa do Brasil em cristal de quartzo retro iluminado e, no entorno, uma grande diversidade de rochas de todas as regiões do Brasil, dispostas em desenhos que remetem aos rios brasileiros.

Indústria brasileira

“O grande desafio deste projeto foi selecionar 40 rochas, de 12 tipos geológicos distintos, convergindo para uma composição harmônica e evidenciando os aspectos artísticos naturais destes materiais, em consonância com a exaltação da brasilidade”, explica a designer Araciene Pessin.

No espaço, peças de mobiliário que a profissional desenvolveu exclusivamente para marcar a presença brasileira em solo americano, cobogós vazados, mosaicos produzidos em waterjet, mostram os significativos avanços da indústria brasileira. Somente em 2022, o setor de rochas exportou aproximadamente US$ 1,28 bilhão.

“Essa será a nossa primeira participação direta na StonExpo e estamos muito otimistas, pois esta feira proporciona a conexão entre fabricantes e grandes arquitetos, designers e construtores norte-americanos. O Brasil é um país com variedade ímpar de rochas ornamentais e com empresas capazes de colocar os seus produtos nas melhores obras e monumentos do mundo. Nós, por meio do It’s Natural, e em parceria com a Apexbrasil, buscamos, cada vez mais, abrir o leque de oportunidades de forma a incentivar a internacionalização do segmento”, explica o presidente do Centrorochas, Tales Machado.

Modernização e sustentabilidade

No dia 1º de fevereiro, às 12 horas (horário local) os visitantes da StonExpo irão conhecer todo potencial brasileiro durante a palestra “Conheça o Poder das Rochas Brasileiras”.

pedras natuais
Tales Machado, presidente do Centrorochas, aposta na internacionalização do segmento. Foto: Divulgação

O momento será conduzido pelo vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, e pelo especificador internacional de rochas, Paulo Giafarov, no auditório principal do Mandalay Bay Convention Center.

Eles apresentarão a diversidade geológica única do Brasil e todo potencial do setor nacional que, graças à capacidade tecnológica de produção, vê suas rochas passarem por processos modernos e ambientalmente sustentáveis. “Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é totalmente reaproveitada, além disso, os resíduos da produção são destinados para depósitos licenciados ou reaproveitados”, aponta Cruz.

Programa de incentivo às exportações

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

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