28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

4 cuidados para manter os dentes saudáveis nas festas

Com a chegada das comemorações de fim de ano, especialista ensina como não transformar a diversão em transtorno

Por Patrícia Battestin

Fim de ano é sinônimo comemorações, diversão, reunião com família e, claro, comidas e bebidas gostosas para celebrar esse período festivo. Com tanta programação e mudanças na rotina, social e alimentar, muitos acabam deixando de lado os cuidados com a saúde bucal, especialmente dos dentes.

- Continua após a publicidade -

A cirurgiã-dentista Beatriz Coutens ressaltou que nessa época de festas, é comum esquecer hábitos, como escovar os dentes, passar o fio dental, por exemplo. “Pode parecer inofensivo, mas deixar de adotar esses cuidados favorece o surgimento de cáries e placas bacterianas”, esclareceu.

A especialista também fez um alerta para a alimentação. “Apesar dos doces serem comuns no cardápio de fim de ano, é importante se controlar na hora de comer esses alimentos, pois o consumo exagerado favorece o surgimento de cáries”.

Confira os cuidados

Evite palitar os dentes: pode ferir a gengiva e causar infecções na região da boca. Opte pelo fio dental, que vai limpar melhor os dentes e dar mais segurança;

Nunca ir dormir sem escovar os dentes, independente do cansaço ou do horário que estiver indo deitar. Lembre-se: as bactérias da boca não descansam.

Cuidado ao comer alimentos duros: mastigar castanhas, nozes ou até mesmo uma inocente pedra de gelo pode levar à quebra do dente. Por isso, nunca mastigue gelo e coma os alimentos duros com bastante cuidado;

Não abrir garrafa com os dentes: na empolgação das comemorações, isso pode parecer um hábito simples, mas oferece um alto risco de fraturar o dente ou machucar a boca. O mesmo vale para sachês e outras embalagens.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA