24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Estoques de sangue no Espírito Santo em estado crítico

Saiba quem pode doar e onde realizar a doação no estado

Por Kebim Tamanini

Após o término das festividades de Natal, período que registrou aumento no número de acidentes no Espírito Santo em comparação a 2022, e com a proximidade do Réveillon, as autoridades de saúde do Estado estão em alerta devido aos estoques baixos de alguns tipos sanguíneos.

- Continua após a publicidade -

“Nesta época de festividades, observamos um aumento nos acidentes e uma alta demanda por sangue. No entanto, ao mesmo tempo, há uma redução no número de doadores que procuram o Hemocentro”, relata a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad.

Segundo o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), os tipos A-, B-, O- e O+ encontram-se em estado crítico nos estoques. Abaixo, segue a relação atual e a quantidade ideal nos bancos de sangue, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).

WordPress Tables Plugin

A Sesa informa que o estado possui atualmente aproximadamente 115 mil doadores voluntários de sangue registrados. Isso significa que, em média, um a cada 34 capixabas, ou cerca de 2,8% da população, realiza doações de sangue. Contudo, conforme observado, ainda não é o suficiente para manter os bancos de sangue com estoques adequados.

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos para realizar a doação. Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntárias. Para aqueles com mais de 60 anos, é necessário ter realizado a primeira doação antes dessa idade. Menores de 18 anos precisam obter autorização de um responsável legal.

Os interessados em doar sangue devem dirigir-se a uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham realizado uma refeição, é necessário aguardar três horas antes de efetuar a doação.

Locais para doação

WordPress Tables Plugin

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA