27.7 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

1.200 imóveis visitados no combate à dengue

Prefeitura iniciou mutirão para combater mosquito da dengue

Por Rafael Goulart

Com o objetivo de incentivar a população de Vitória a contribuir com ações de combate ao mosquito, a prefeitura deu início a uma grande ação de mobilização de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

- Continua após a publicidade -

Mais de 100 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e profissionais de limpeza pública, visitaram casas e depósitos para passar orientações, fazer vistoria e recolher material propício para proliferação do vetor.

No primeiro dia, foram realizadas 827 visitas domiciliares, 400 depósitos tratados e encontrados 24 focos do mosquito. Os principais focos encontrados foram em vasos de plantas, ralos abertos e caixas d’água entreabertas.

A ação é uma realização da Prefeitura de Vitória, envolvendo a Secretaria de Saúde e Central de Serviços. O início do mutirão teve a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da subsecretária de Saúde, Fabrícia Forza, do secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, lideranças locais e moradores, em frente à unidade de saúde do bairro Grande Vitória.

A ação segue até o dia 28 de fevereiro (terça-feira) com as equipes da Central de Serviços, que irão intensificar a limpeza das ruas e recolhimento de entulhos.

“Iniciamos a ação pela região de maior incidência de casos, abrangendo os bairros Grande Vitória, Estrelinha, Inhanguetá e Universitário. Os moradores receberam orientações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos da dengue, chikungunya e zika vírus. Já temos ações planejadas para todas as regiões do município. O poder público está fazendo a sua parte, mas é de fundamental importância que todos contribuam”, falou a subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza.

Serra

A Secretaria de Saúde da Serra informa que, de janeiro a 23 de fevereiro de 2022, foram confirmados 126 casos de dengue, no município, contra 3.481, no mesmo período, em 2023. As ações mais efetivas de combate ao Aedes aegypti realizadas pelas equipes de combates a endemias da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) são as visitas domiciliares com tratamento de depósitos com uso de larvicida (elimina as larvas) e eliminação de criadouros do mosquito da dengue; os bloqueios de transmissão com UBV leve (elimina o mosquito adulto); os atendimentos às denúncias que envolvem o risco de proliferação de mosquitos; além da vistoria periódica de pontos estratégicos como cemitério, ferro-velho, borracharia, casa de acumuladores de lixo e tratamento das valas, valões e charcos estão incluídos na rotina dos agentes. Para finalizar, o munícipe pode entrar em contato com a equipe do Setor de Vetores e Endemias, da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), através do Disque-dengue: (27) 3228-5394 / (27) 981661472 (Whatsapp) e, também pelo e-mail [email protected]. O setor possui horário de atendimento de segunda a sexta, das 08h às 17 horas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA