Leila Navarro: Identificando oportunidades em meio à crise

Foto: Divulgação

Leila Navarro é uma das mais renomadas palestrantes do país, sobretudo pelo jeito irreverente na interação com o público.

Atuando há mais de 15 anos no segmento, a coach possui uma sólida carreira tanto no mercado nacional quanto internacional, tendo suas apresentações contratadas em países como Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México e Peru. Nesta entrevista, ela explica a importância de aliar criatividade e inovação a uma postura protagonista, especialmente em momentos de crise como a que estamos vivendo.

Por conta da crise econômica muitas pessoas acabam buscando outros caminhos, como o próprio empreendedorismo. Mas como empreender em tempos de crise? É possível fazer mudanças imediatas que gerem satisfação sem mexer tanto com o bolso?
É possível sim. Em um de meus livros falo sobre os hobbies e as coisas que muitas pessoas fazem bem, mas que por alguma razão acabam não sendo comercializadas.
Essa pode ser uma boa saída em meio à crise, pois você fará algo que sabe e que gosta, e se dedicará para isso. Mas é claro que é preciso analisar o mercado antes. O mais interessante disso tudo é que às vezes nem é preciso fazer grandes investimentos, pois se você tem um hobby, como pintar ou cozinhar, já tem algum material para realizar tal tarefa. O bom da crise é que ela é uma ótima oportunidade para ver o negócio com outro olhar, do tipo: “Nossa, como eu não pensei nisso antes?”.

Como se reinventar em meio à recessão econômica?
Qualificar-se é uma boa opção, até porque existem muitos cursos bons e gratuitos na internet. Basta procurar e se dedicar, pois ficar fazendo a mesma coisa não adianta. Quem está perdido sem saber o que fazer pode assistir a palestras ou até mesmo conversar com outros profissionais para absorver ideias diferentes e se inspirar. O problema é que as pessoas querem que alguém bata na porta delas dando o pacote pronto para a realização profissional. Esse é um pensamento infantil. Os adultos têm que se empenhar e correr atrás, para criar a sua própria realidade.

Muito se fala hoje em dia sobre a criatividade e a inovação como aspectos fundamentais dentro de um ambiente de trabalho e, principalmente, durante um momento de recessão como este pelo qual estamos passando. Qual a sua opinião sobre isso? De fato, essas duas qualidades influenciam de maneira positiva?
Eu acho que sim, pois a criatividade e a inovação estão em alta, não só pela crise, mas também por causa do mundo que está se reformulando. Está se pensando mais em educação e comunicação, e eu acho que isso é muito importante, pois as pessoas acabam vendo que o mundo e os paradigmas estão mudando; então elas precisam se reinventar. Mas, além da inovação e da criatividade, também temos outro fator muito importante, que é o protagonismo. É preciso ter atitude.

O medo de perder o emprego faz com muitas pessoas fiquem infelizes na vida profissional e pessoal. Qual a importância que a senhora vê em trabalhar o lado espiritual (não religioso) nesse sentido?
A felicidade para mim é uma escolha, e essa escolha tem muito a ver com o sentido da vida. Quanto mais sentido a sua vida tiver, quanto mais clara for a sua missão nesta
vida, mais fácil de ser feliz. Você não se sente ameaçado e tem uma segurança muito grande sobre o caminho que pretende seguir. Quando a espiritualidade está boa, as coisas melhoram ainda mais. Eu digo que a vida é um mar de oportunidades, um oceano de possibilidades e um universo de incerteza. E saber lidar com as incertezas é algo muito importante, principalmente quando você é desapegado. Cuidar da sua espiritualidade ajuda a lidar com as adversidades da vida, e isso é muito perceptível nos resultados dentro da empresa.

Em um de seus inúmeros artigos, a senhora falou sobre os profissionais que acabam complicando o seu próprio sucesso, ao tentarem se tornar superqualificados, supercompetentes e superdiferenciados. O que quis dizer com isso?
É o caminho que se faz ao caminhar. Tem gente que acha que as coisas nunca estão suficientemente boas. É uma autoexigência e um autoperfeccionismo tão grandes, que o estresse acaba aumentando também. Infelizmente não dá para ser bom em tudo, pois, se eu sou uma excelente profissional, acabo tendo que tirar energiade outra parte da minha vida. A questão é saber administrar.

O mercado corporativo mudou muito ao longo dos anos. Basta vermos as diferenças entre as gerações X e Y, que buscam sonhos e realizações diferentes uma da outra. Com tantas metamorfoses, o que se pode esperar do profissional do futuro?
Eu estou muito animada com o profissional do futuro, pois eu vejo que esses jovens estão tendo uma consciência de diversidade e de respeito muito grande em relação ao outro. Percebo que a minha geração e as gerações anteriores sentem essa necessidade de querer mudar sempre alguma coisa no outro. No meu trabalho, eu convido as pessoas a saírem pelas suas vidas procurando não comparar, não criticar e não julgar, pois estamos em um mundo novo que temos que aprender com tudo que está à nossa volta, sejamos nós da geração X ou da Y. Quando eu contrato gente na minha empresa, busco pessoas diferentes de mim e que não tenham os mesmos talentos que eu tenho, até porque, se elas tiverem os mesmos talentos, não vão me complementar.

Quais orientações que a senhora dá para as pessoas que desejam melhorar o seu marketing pessoal e o seu networking?
Hoje está tão fácil essa questão do marketing pessoal e do networking. Na minha época, tinha tanta coisa: era preciso ter fôlder, cartão de visita, e-mail marketing… Hoje, se você souber usar todos esses recursos das redes sociais, pode se promover bastante. O mundo está aí com muitas possibilidades, basta sabermos aproveitar cada oportunidade. Mas é preciso ver o seu segmento para analisar o tipo de networking que se encaixa mais com você. Outra coisa importante é que, mesmo com os benefícios da internet, o olho a olho sempre é mais importante. Essa proximidade gerada com o presencial pode fazer a diferença.


Matéria publicada na edição 129 da Revista ES Brasil.
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome