Olimpíada pode resultar em aumento de 6% no turismo

Projeções foram feitas durante o lançamento do projeto Turismo em Diálogo, no Boulevard Olímpico

O sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro poderá resultar em um aumento de 6% no número de turistas estrangeiros no Brasil em 2017. As projeções foram divulgadas neste sábado (13) pelo diretor de planejamento e gestão estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, durante o lançamento do projeto Turismo em Diálogo, na Casa Brasil, no Boulevard Olímpico, no Rio. O encontro, que contou com a participação do secretário interino da pasta, Alberto Alves (foto), reuniu representantes do poder público e privado, além de integrantes dos segmentos do turismo nacional e de entidades do setor.

A previsão foi feita após os resultados alcançados por Atenas, Pequim e Londres, cidades que sediaram as Olimpíadas em 2004, 2008 e 2012, respectivamente. “Em todas elas houve um crescimento médio de quase 6% no ano seguinte. Então, a gente está nessa expectativa também, podendo até superar essa meta”, disse Yamamoto. No entanto, ele ressaltou que o desempenho vai depender, em parte, da conjuntura política e econômica, principalmente de como a variação cambial vai se comportar, “porque esse é um fator importante para o turismo internacional”.

Já com relação à infraestrutura, o diretor de planejamento do ministério não vê problemas. “A cadeia hoteleira do Rio fez um investimento bastante vultoso no aumento da oferta. E o país já tem uma oferta acumulada desde a Copa do Mundo, tanto na qualificação como no número de hotéis”, disse.

Sobre o projeto

O projeto Turismo em Diálogo prevê encontros regionais que serão feitos ainda no segundo semestre deste ano, onde os representantes dos setores envolvidos poderão trabalhar a revisão da metodologia do Índice de competitividade e discutir a eficácia do instrumento, assim como formas de atuar com os 65 destinos indutores do turismo regional no país e que servem de base para o indicador.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome