Fapes divulga resultado da primeira seleção do Mestrado Nossa Bolsa

Foram selecionados 12 ex-bolsistas de graduação que já estão matriculados em um curso de pós-graduação stricto sensu (Imagem - Divulgação)

O prazo para recursos é 4 de outubro, próxima quinta-feira, e a homologação será feita até o dia 11

Há 12 anos, o programa Nossa Bolsa realiza o sonho de jovens capixabas que desejam entrar em um faculdade. Agora, a ideia é incentivá-los a ir além. Quem concluiu o curso com auxílio do programa pode receber, também, uma bolsa de mestrado. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nessa quinta-feira (27), a lista com o resultado da primeira chamada pública, aberta em agosto, para esse nível.

O edital 016/2018 destina R$ 1.080.000,00 para três chamadas do programa, totalizando 45 bolsas a serem ofertadas por até 24 meses. Nesta primeira fase, foram selecionados 12 ex-bolsistas de graduação que já estão matriculados em um curso de pós-graduação stricto sensu. Os interessados puderam se inscrever até 21 de setembro e a próxima seleção está prevista para abril de 2019, conforme previsto no documento disponível.

O Nossa Bolsa é uma das prioridades do Governo do Estado, como destacou o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon. “O programa impulsiona a formação de recursos humanos numa parcela importante da sociedade e, a partir de agora, evolui para permitir que alunos tenham uma formação mais completa, partindo do ensino e alcançando a pesquisa e, num futuro, a extensão”, declarou.

O resultado está disponível no site da Fapes para interposição de recursos em até cinco dias úteis após a data da publicação, ou seja, até 4 de outubro, próxima quinta-feira. Após a análise desses pedidos, o conselho científico-administrativo da Fapes homologa o resultado até o dia 11 de outubro.

Segundo a secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Camila Dalla Brandão, o trabalho realizado representa um avanço na discussão sobre o funcionamento de uma universidade estadual. “Estamos focando no tripé do ensino superior, baseado em ensino, pesquisa e extensão. O mestrado pelo Nossa Bolsa está chegando para fortalecer a parte da pesquisa num cenário em que o Governo é responsável por desenvolver políticas públicas e formar pessoas voltadas às necessidades do mercado e da economia estadual”, considerou a secretária.

Mestrado Nossa Bolsa em 2019

O edital 016/2018 publicado em agosto contempla outras duas chamadas do Mestrado Nossa Bolsa, sendo que o próximo terá chamada pública aberta em abril de 2019. Para concorrer, os candidatos devem ser ex-bolsistas de graduação do programa, além de estar matriculados em programas de mestrado de instituições públicas ou privadas.

O período coincide com o início das aulas de boa parte dos programas de pós-graduação. Por isso, o diretor-presidente da Fapes faz um alerta também para os prazos de inscrição. “Os interessados devem ficar atentos às chamadas de seleção dos mestrados no Estado que já começam a ser abertas nessa época do ano”, concluiu Buffon.

*Da redação com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!