25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Governo do Estado deu mais um passo para a construção da Quarta Ponte

Governo do Estado deu mais um passo para a construção da Quarta PonteO Governo do Estado assinou nesta segunda-feira (16), o contrato com o consórcio que vai desenvolver o projeto de engenharia da Quarta Ponte, para ligar Vitória a Cariacica.
A previsão é de que a ponte fique pronta em 2016. Com recursos do BNDES, o Estado investiu R$ 6.939.461,30 para contratar o serviço. O consórcio terá um ano para concluir o projeto executivo da obra.

O secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, contou que a recomendação ao consórcio é realizar um projeto que permita também a passagem de pedestres e ciclistas pela Quarta Ponte. “Hoje nós temos três pontes e em apenas uma o pedestre e o ciclista podem atravessar. As outras pontes mais novas simplesmente ignoram o fato de ter ciclistas e pedestres na nossa cidade. A Quarta Ponte vem trazer essa realidade. Uma ponte muito mais larga, mais ampla, com engenharia de ponta e com conceito da multimodalidade”, disse.

- Continua após a publicidade -

A construção da Quarta Ponte será feita com os recursos da verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que seria usada na ampliação da Segunda Ponte. No entanto, a Secretaria de Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) concluíram que melhores resultados virão com a construção da nova ponte. “Estamos tratando isso junto ao Ministério do Planejamento, mas se o governo estadual sentir que está demorando muito, vamos garantir um financiamento ou do BNDES ou do próprio governo, já que a Quarta Ponte é uma das prioridades do Programa de Mobilidade Metropolitana”, afirmou Damasceno.

O governo ainda assinou a execução do projeto do sistema BRT, os corredores exclusivos para ônibus, que também está em andamento. O consórcio responsável pelo serviço já recebeu a ordem de serviço há um mês para desenvolver o projeto para os primeiros 32 quilômetros de implantação do novo modelo. O investimento é de R$ 26.377.322 e tem duração de 18 meses.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA