25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Enem: morador do Estado pode ter bônus na nota

Benefício está sendo estudado pela Ufes, que aderiu neste ano ao Sisu, abolindo o vestibular

 

Os moradores do Espírito Santo poderão ter um acréscimo na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao concorrer a uma vaga na Ufes pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O bônus está em discussão no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade.  Na última quinta-feira (5), o Cepe se reuniu para definir algumas normas do Sisu na Ufes, que aderiu ao sistema no dia 27 de abril. Essa será a única forma de seleção para ingresso na Universidade.

- Continua após a publicidade -

Entre as medidas discutidas está a possibilidade de bonificação para candidatos que residem no Estado. O bônus é uma nota extra que pode ser acrescida à nota do candidato em função do seu endereço domiciliar, também conhecido como “bônus CEP” (Código de Endereçamento Postal). A bonificação na nota do Enem é prática adotada por diversas instituições de ensino no Sisu para beneficiar estudantes do próprio Estado.
 
Outras normas estabelecidas na reunião foram sobre a definição de notas de corte e pesos para cada uma das cinco provas do Enem em cada curso. A redação terá peso único, já nas outras disciplinas ele pode variar de 1 a 5, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os colegiados de cada curso terão 30 dias, a partir de 9 de maio, para enviarem suas contribuições para a Câmara Central de Graduação, que vai definir esses critérios.

Os cursos à distância ou com edital específico do governo federal terão processos seletivos especiais. É o caso dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena (Prolind) e Licenciatura Plena em Educação do Campo (Procampo). Já o curso de Música, que conta com prova prática, utilizará o Enem como primeira fase e uma avaliação de habilidade específica como segunda etapa. Com a adesão integral da Ufes ao Sisu, passa de 139 para 140 o número de instituições públicas de ensino superior que utilizam o Sisu como processo de seleção.

Residentes do Espírito Santo poderão ter uma nota extra no Enem ao concorrerem para vagas na Ufes. O “bônus CEP” ainda está sendo avaliada pelo Cepe, mas é comum em universidades que aderiram ao Sisu. Algumas universidades também adotam o bônus para estudantes de escolas públicas. Ainda não se sabe se acontecerá o mesmo na Ufes. Há pesos diferentes para cada uma das cinco provas do Enem em cada curso. Podem variar de 1 a 5, de acordo com o Ministério da Educação. E a Redação terá peso único para todos os cursos. As notas de corte ainda serão decididas pelos colegiados de cada curso da Ufes.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA