Abate clandestino de frango é flagrado em Domingos Martins

Foto: Reprodução

Os produtos eram vendidos em feiras livres ou sob encomenda

Cerca de 410 quilos de carcaça de frango provenientes de abate clandestino foram apreendidas nessa segunda-feira (14), em uma propriedade localizada no Vale da Estação, zona rural de Domingos Martins. As informações são do portal do Governo do Espírito Santo.

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Polícia Militar Ambiental realizou a apreensão após uma denúncia anônima enviada para a Ouvidoria do Estado.

O médico veterinário do Idaf Carlos Nogueras informou que o abate era realizado em uma propriedade rural. “As condições de higiene eram precárias e o local não está registrado no Serviço de Inspeção Oficial, obrigatório para esse tipo de atividade”, explicou.

Os produtos eram vendidos em feiras livres ou sob encomenda. O responsável foi multado e o material encaminhado para destruição, já que não havia como comprovar se estavam aptos ao consumo.

Serviço de Inspeção Oficial

Para que os produtos de origem animal, como carne, peixes, queijos, entre outros, sejam comercializados, devem ser registrados no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal, estadual ou federal. O registro é obrigatório para qualquer uma dessas atividades.

Ao adquirir algum desses alimentos, o consumidor deve ficar atento quanto à presença do selo ou carimbo do serviço de inspeção nas embalagens. Já os alimentos processados de forma clandestina, não adotam as exigências sanitárias preconizadas pela legislação, colocando em risco a saúde do consumidor.

Denúncias

As denúncias de irregularidades referentes às atividades fiscalizadas pelo Idaf podem ser encaminhadas para a Ouvidoria do Estado por meio do site www.ouvidoria.es.gov.br ou do telefone 0800-022-1117.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome