21.6 C
Vitória
sábado, 5 DE outubro DE 2024

Presidente do Sindirochas acredita que Cachoeiro Stone Fair será ampliada

Ed Martins fala como a mudança da Vitória Stone Fair para São Paulo pode afetar o setor no Espírito Santo

Por Gustavo Costa

Grande vitrine das rochas ornamentais não apenas do Espírito Santo, mas do Brasil, a Vitoria Stone Fair é um evento já consolidado no calendário do setor. Por isso, surpreendeu a todos a notícia que, a partir de 2025, a feira passará a se chamar Marmomac Brazil e será realizada em São Paulo. Para comentar a respeito de como a revelação está reverberando entre o setor de rochas, ES Brasil ouviu o Presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo, Ed Martins.

- Continua após a publicidade -

ESB- A grande surpresa durante a última edição da Vitória Stone Fair foi a notícia que a feira passará a ser realizada em São Paulo. O que isso representa para o setor de rochas ornamentais capixaba?

Ed Martins- Olha, no primeiro momento a notícia causa surpresa a todos né? Em um primeiro momento, todo mundo tem aquele amor grande em relação à feira, quem contribuiu com a realização dela tem um sentimento que nós estamos perdendo. Mas na verdade, a gente está crescendo. É um passo adiante, um processo de evolução. A feira foi importante até esse momento, agora está buscando um mercado maior, trazendo comodidade para os nossos visitantes e uma estrutura melhor para recebê-los.

ESB- Como isso se daria?

Ed Martins- O evento será realizado no Anhembi. Por ser em São Paulo, é tudo muito mais fácil para se chegar, a logística, aeroporto. Você vai para o grande centro financeiro do país. Claro, alguns ainda estavam resistentes, mas a gente vem conversando, explicando os motivos que levaram a essa decisão. Aí as pessoas realmente percebem que faz sentido. Queremos a feira cada vez mais forte, maior, gerando demanda. Estamos muito para voltados para dentro, falando para nós mesmos. A gente tem que tentar falar para quem gera demanda, que são especialistas, arquitetos, designers, que irão gerar outras formas de uso do granito, das rochas naturais de modo geral. Estamos indo, mas não quer dizer que deixaremos de fazer ações por aqui. A mudança gera um pouco de receio? Lógico, a gente não sabe se vai ter o mesmo sucesso que sempre tivemos aqui. Ainda dá um friozinho na barriga, mas temos que ir, temos que tentar.

ESB- Com a ida da Vitória Stone Fair para São Paulo, como é que fica a Cachoeiro Stone Fair? Como ela volta a ser a única grande feira no Estado, poderemos ter uma ampliação?

Ed Martins- Eu acredito que sim. Com todo mundo que a gente tem conversado, vemos que expectativa é essa. Acho que vai ter um fortalecimento da feira de Cachoeiro com “N” motivos. É importante a gente destacar que com a Vitória Stone Fair indo para São Paulo, sabemos que pode ficar o receio de algumas empresas deixarem de ir, por uma questão econômica. Ela passa a se colocar como uma feira focada, direcionada mais para mercado externo, não com mercado interno. Já a de Cachoeiro tem mais essa premissa, de mostrar o arranjo produtivo daqui. É uma coisa nossa, a indústria está aqui, os nossos fabricadores de equipamentos, de máquinas, estão todos eles aqui. Então, acho que servirá para fortalecer ainda mais o evento de Cachoeiro, que deve crescer em número de expositores, em número de visitantes. Acredito no fortalecimento aqui em Cachoeiro, não tenho dúvidas disso.

ESB- E a atuação do Sindirochas nesse momento de mudança? Está atendendo os empresários do setor para tirar todas as dúvidas sobre como é que vai funcionar a partir do ano que vem, tanto lá em São Paulo quanto a Cachoeiro Stone Fair?

Ed Martins- Sim, com certeza. Estamos sempre apoiando os empresários no que for necessário, e não seria diferente na questão das feiras. Estamos dialogando com cada um individualmente. Pensamos até fazer um comunicado para colocar no site, mas tem uma dificuldade, às vezes, de interpretação. Muitos, às vezes, questionam a forma com que é colocada. A gente está vendo o melhor momento, a melhor forma de se pronunciar nesse sentido, mas a gente tem conversado aí com cada um. E todos que nos procurarem serão atendidos. Estamos trabalhando para o melhor de todo o nosso setor.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA