Além da conquista de cidade bem cuidada, a capital se destacou em rankings de destinos turísticos, serviços públicos e imunização
Por Kebim Tamanini
Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Veritá, a cidade de Vitória conquistou o terceiro lugar no ranking das cidades mais limpas do Brasil. A capital do Espírito Santo ficou apenas atrás de Curitiba e Boa Vista, empatando com Brasília. Esse estudo abrangeu diversos aspectos, como saúde, transporte, segurança e outros.
O Instituto levou em consideração várias ações, como a instalação de novas lixeiras por toda a cidade, esforços para manter a baía de Vitória limpa, a prestação diária de serviços de limpeza urbana e a implementação de coletas seletivas.
“Recebemos o resultado com muita satisfação e sentimento de dever cumprido, e nosso objetivo é cada vez mais proporcionar um serviço com mais tecnologia e eficiência para a população, atingindo, assim, o máximo do interesse público, deixando a cidade cada vez mais limpa e organizada”, comemora o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Além disso, outro dado relevante vem da Booking.com, que colocou Vitória como um dos principais destinos em tendência para o meio do ano. O levantamento registrou um aumento significativo de 274% nas buscas por Vitória como destino de férias em julho de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Outras avaliações
Este ano, Vitória também se destacou no Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, alcançando a oitava posição com uma nota de 61,57. Isso indica que a cidade possui uma das maiores capacidades de fornecer serviços públicos de qualidade no Brasil. Com uma população de 322.869 mil habitantes, Vitória recebeu avaliações positivas em áreas como economia, eficiência da administração pública e capital humano.
- Festival marca a inauguração das obras da nova orla de Meaípe
- Estudo revela pouco interesse por prática de atividade física
Essa pesquisa abrangeu 410 cidades brasileiras, correspondendo ao número de municípios com uma população superior a 80 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022.
Por último, destaca-se a performance notável da área da saúde em Vitória. Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde e do sistema de informação do Vacina e Confia do Governo do Estado, a cobertura vacinal das vacinas infantis recomendadas pelo calendário de vacinação do SUS aumentou significativamente quando comparada aos períodos de 2022 e 2023.