25.9 C
Vitória
terça-feira, 7 maio, 2024

Vitória aperta o cerco contra crimes ambientais

Em 2022, a Prefeitura de Vitória já apreendeu 3.450 metros de redes de pesca no mar, que colocam em risco a vida de muitas espécies, um crime ambiental 

Por Wesley Ribeiro 

O município de Vitória adquiriu uma terceira embarcação da fiscalização náutica da Capital. Batizada como “Moréia”, nome de um peixe conhecido pela agilidade e espécie comum no mar do município, a embarcação permitirá maior agilidade, eficiência e segurança aos profissionais durante as ações de fiscalização contra crimes ambientais, segundo a Prefeitura.

- Continua após a publicidade -

O veículo, que foi adquirido por R$305 mil com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, foi apresentado na tarde da última terça-feira, 05 de julho de 2022, no Iate Clube, em Vitória.

A cidade de Vitória apresenta a particularidade de se dividir em parte continental e parte insular, caracterizando-se por apresentar praias e ilhas que lhe proporcionam uma beleza ímpar, com o maior manguezal urbano do Brasil e o segundo maior do mundo, possuindo áreas de elevado interesse ambiental e social, com potencial turístico e econômico.

Para manter o uso racional dos recursos naturais e oferecer melhor apoio às populações tradicionais que vivem diretamente da pesca em da coleta de mariscos e crustáceos, a Semmam, com a sua equipe de fiscalização, executa seu Poder de Polícia Ambiental, estabelecido na Lei N º 4438 /1997.

esbrasil-nova-embarcacao-fiscalizacao-ambiental-vitoria
Interior da nova embarcação – Foto: André Sobral/Prefeitura

Em parceria com importantes órgãos de segurança pública, como a Guarda Municipal, o Batalhão de Polícia Ambiental e a Capitania dos Portos, a secretaria mantém o constante policiamento para ordem náutica, manutenção dos estoques pesqueiros e a qualidade ambiental da cidade de Vitória.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, trata-se do maior investimento da história. “É o maior investimento da história em equipamento para este fim, destacando e renovando o comprometimento da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini com a conservação ambiental da cidade. Vamos fechar, cada vez mais, o cerco e garantir um Vitória saudável para as próximas gerações”.

A Prefeitura de Vitória realiza uma constante fiscalização nas baías e canais de Vitória. Só no ano passado, a equipe de fiscalização da Semmam apreendeu o equivalente a 6 km de rede. Neste ano, já foram apreendidos 3.450 metros.

Especificações da nova embarcação

A embarcação apropriada para fiscalização ambiental, de casco semirrígido, do tipo FlexBolt, que permite melhor abordagem a outras embarcações e navegabilidade.

  • Comprimento: 6,60 metros
  • Capacidade de transporte: 1600 kg, com até 10 ocupantes
  • Motor de polpa, com potência de 200 hp
  • GPSMAP, com sonar de profundidade
  • Rádio VHF
  • Sirene eletrônica com megafone
  • Giroflex (tipo Strobo)

Com informações da Prefeitura Municipal de Vitória.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA