22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Vitória abre agendamento para vacinação contra Covid

Prefeitura de Vitória abriu agendamento para imunização com vacina bivalente

Por Rafael Goulart

Capixabas com mais de 60 anos ou imunocomprometidos que já tomaram uma dose de qualquer vacina contra Covid-19 podem agendar a imunização com a vacina bivalente para esse final de semana.

- Continua após a publicidade -

Nesta quinta-feira (16), às 10 horas, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abre novo agendamento para vacinação contra a Covid-19. São 2.130 vagas para vacinação infantil (Pfizer Pediátrica e Pfizer Baby), Pfizer Bivalente (pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos e mais), além da aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta dose do imunizante. O agendamento pode ser site da prefeitura  ou pelo aplicativo Vitória Online.

A vacinação acontece no sábado (18), na Igreja Evangélica Batista de Jardim da Penha e nas Unidades de Saúde Santo Antônio, Jardim Camburi, Ilha de Santa Maria, Consolação e Conquista.

Vacina segura

Ao contrário do que dizem muitos textos que circulam na internet, a segurança da nova vacina bivalente da Pfizer foi atestada pelas maiores autoridades do mundo. Nos EUA, dos 22 milhões de pessoas já vacinadas com a bivalente, apenas cinco apresentaram miocardite e quatro pericardite.

Esses dois quadros são efeitos adversos muito raros que eram previstos de acontecer em um mínima parcela dos imunizados. A proporção de pessoas que apresentaram essas reações graves nos EUA foi de 0,0000025% do total de vacinados, um risco muito menor do que os oferecidos pela Covid-19.

“A vacina bivalente como o nome já diz, consegue combater as variantes do vírus. Ela protege contra a cepa original do Coronavírus e das subvariante, como a Ômicron”, explica a médica pneumologista, Jessica Polese.

“Para os grupos de risco e idosos, é imprescindível a vacinação, para proteger das mutações dos vírus, afinal o período grave da pandemia acabou, mas a Covid não”, alerta a médica.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA