25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Vila Velha também deve adotar modelo de gestão compartilhada das praias

A Capital capixaba abriu, na última quinta-feira (12), licitação para empresas interessadas em prestar consultoria na gestão da orla

Vila Velha quer aperfeiçoar a gestão das praias do município. A prefeitura pode aderir à mesma iniciativa que Vitória já começa a adotar. O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima – Projeto Orla é desenvolvido pelo governo federal.

As medidas foram apresentadas na última semana por técnicos do Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e do Instituto Estadual Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

- Continua após a publicidade -

Pelo projeto, o município figura como protagonista da construção de um plano municipal de gestão das praias. A prefeitura deve, então, oferecer treinamentos e oficinas de capacitação envolvendo a comunidade. Os atrativos naturais, a proteção e o convívio social na orla devem ser considerados no plano.

A prefeitura deve, então, realizar uma audiência pública. Ao final, o município elaborará um Plano de Gestão Integrada da Orla, obedecendo as diretrizes da SPU e também do Iema.

O secretário municipal de Governo e Coordenação Institucional, Saturnino Mauro, elogiou a proposta. “Nós vamos adotar a metodologia. Gostamos da ideia de desenvolver as oficinas”, pontuou.

O encontro reuniu a maioria do secretariado municipal. Vitória, Aracruz, Fundão e Itapemirim aderiram ao modelo de gestão das praias idealizados pelos ministérios do Planejamento e de Meio Ambiente.

Leia também:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA