- Continua após a publicidade -

Venda de remédios em mercados avança e deve ampliar oferta

Com exigência de farmacêutico, lei amplia venda em mercados; especialistas ouvidos pela ES Brasil analisam efeitos no setor

Por Denise Miranda e Letícia Arcanjo

A sanção do Projeto de Lei nº 2.158/2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva transforma em lei uma mudança significativa no mercado farmacêutico brasileiro e reacende o debate sobre acesso a medicamentos e segurança sanitária. A nova norma — convertida na Lei nº 15.357, de 20 de março de 2026 — autoriza a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados, desde que haja a presença de farmacêutico responsável e estrutura adequada para o serviço.

Em entrevista à ES Brasil, o autor da proposta, o senador Efraim Filho (União-PB), sustenta que a iniciativa busca ampliar o acesso da população a medicamentos básicos. “Nossa motivação foi facilitar a vida do cidadão e reduzir o custo dos medicamentos no Brasil. Ao ampliar, com responsabilidade, os pontos de venda, estimulamos a concorrência e ajudamos a baixar os preços”, afirmou. Segundo ele, a expectativa é de impacto direto na rotina dos consumidores, com mais comodidade e acesso, especialmente para quem depende de tratamentos contínuos.

- Continua após a publicidade -

Em nota, após a sanção do presidente, o governo federal afirmou que a nova lei contribui para ampliar o acesso da população a medicamentos básicos e estimular a concorrência no setor. A expectativa é que a medida favoreça a redução de preços e aumente a capilaridade da oferta, especialmente em regiões com menor cobertura de farmácias tradicionais.

Na prática, a medida permite que supermercados comercializem medicamentos, desde que a atividade ocorra em uma área separada, estruturada para funcionar como uma farmácia convencional e seguindo as regras previstas no projeto de lei.

A conselheira federal de Farmácia pelo Espírito Santo e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Espírito Santo (Sinfes), Monalisa Chambella, também conversou com o site e explicou que a legislação também autoriza a instalação de consultórios farmacêuticos nesses espaços. No entanto, a implantação dependerá do cumprimento de normas sanitárias específicas e da obtenção de autorizações junto aos órgãos reguladores.

“Será necessário solicitar registro na Vigilância Sanitária e também junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que são exigidas autorizações tanto para a compra quanto para a venda de medicamentos”, afirma.

- Continua após a publicidade -

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) acompanha o posicionamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em vídeo enviado à ES Brasil, o presidente da entidade nacional afirmou que a aprovação da lei busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde por meio da expansão dos pontos de atendimento.

Para o consultor tributarista da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), Pedro Rezek Andrey Altran, “a autorização é positiva, sobretudo os residentes em regiões com poucas farmácias, terão acesso facilitado a medicamentos básicos para tratar sintomas leves”.

Com a nova lei, consumidores poderão encontrar medicamentos sem necessidade de prescrição em supermercados que atendam às exigências legais, o que pode alterar a dinâmica do setor farmacêutico. A expectativa de apoiadores é de que a maior concorrência leve à redução de preços e maior conveniência para a população.

Sobre o sucesso da nova legislação, o jurista Johannes Gomes Nascimento, explicou à reportagem que dependerá diretamente da regulamentação e da atuação dos órgãos de vigilância sanitária. “A presença do farmacêutico e o controle do ambiente de venda, no entanto, serão determinantes para evitar riscos”, pontua.

- Continua após a publicidade -

Próximos passos

Apesar da sanção, a aplicação da lei ainda dependerá de regulamentação complementar, que deverá definir regras detalhadas para funcionamento das farmácias em supermercados, fiscalização e penalidades em caso de descumprimento.

 

Leia Mais

Escala 6×1: oposição reage à PEC; confira
Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz
Comissão aprova MP do crédito consignado
Vendas no comércio crescem 0,4% em janeiro
BTG/Nexus: no 2º turno, Lula tem 47% e...
BR atualiza diretrizes para tratamento da fibromialgia; veja
Consumo em supermercados cresce 1,92% no 1º tri
Genial/Quaest: Lula fica à frente de Flávio no...
BC confirma lançamento da portabilidade de crédito no...
Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -