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quinta-feira, 18 abril, 2024

Veja onde e como solicitar a nova Carteira de Identidade no ES

Estado conta com 14 postos de agendamento para a emissão do novo documento, sendo a primeira via gratuita

Por Kebim Tamanini

A nova versão da Carteira Nacional de Identidade (CIN), correspondente ao Registro Geral (RG), está sendo emitida em 14 postos de agendamento espalhados por todo o estado. Segundo dados da Polícia Científica (PCI-ES), já foram emitidos 590 documentos dessa nova versão, que é oferecida gratuitamente na primeira emissão.

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O principal objetivo dessa atualização é integrar diversos documentos que possuem numerações distintas em um único registro, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Importante ressaltar que o formato atual do RG permanecerá válido até 2032, sendo necessário que todos os brasileiros realizem a migração nos próximos anos.

A PCI-ES informou, por meio de nota, que nos primeiros meses de implementação do novo documento estão sendo realizados aprimoramentos na plataforma para solucionar possíveis erros. Segundo a nota, “os cadastros foram iniciados em um ambiente controlado para que o sistema e as respectivas integrações fossem submetidos a estresse em várias hipóteses possíveis, permitindo ao Instituto de Identificação monitorar e solucionar eventuais erros que ocorressem”.

O processo para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional pela primeira vez é isento de taxas. Porém, em caso de perda ou extravio dentro do período de validade do documento, é necessário efetuar o pagamento. Existe isenção de taxa para solicitação de outras vias da Carteira de Identidade em situações de hipossuficiência e em casos de furto ou roubo, mediante apresentação do Boletim de Ocorrência dentro do prazo máximo de 60 dias a partir da data do incidente.

Estado conta com 14 postos de agendamento para a emissão do novo documento, sendo a primeira via gratuita
A emissão do novo RG digital será gratuita e obrigatória para os brasileiros em todo território nacional. Foto: Reprodução

Para agendar o atendimento em um dos postos disponíveis, o cidadão deve acessar o link disponibilizado para realizar o processo. Os demais postos localizados no interior do estado atendem mediante demanda livre ou agendamento prévio.

O requerente deve comparecer ao atendimento com os documentos necessários, que incluem a Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme o estado civil; Comprovante de Residência; e, para crianças até 5 anos, uma foto 3×4, caso não seja possível realizar a fotografia nos equipamentos de coleta biométrica.

Os 14 postos disponíveis para agendamento são:

  • Aracruz
  • Barra de São Francisco
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Colatina
  • Guarapari
  • Linhares
  • Marataízes
  • São Mateus
  • Serra Jacaraípe – Pró-Cidadão
  • Serra Sede – Ciretran
  • Viana
  • Vila Velha
  • Vitória – Assembleia Legislativa
  • Vitória – Casa do Cidadão

As vagas são disponibilizadas diariamente às 8h, sendo recomendável que o requerente acesse o sistema pouco antes desse horário para garantir o acesso às vagas do dia. A tolerância de atraso é de 15 minutos.

Caso o requerente não compareça dentro desse prazo, o agendamento será cancelado automaticamente, sendo possível remarcar somente após 15 dias.

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