23.3 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

258 capixabas estão cadastrados na nova versão do RG

Processo para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional pela primeira vez é gratuito

Por Kebim Tamanini

A nova versão da Carteira Nacional de Identidade (CIN), equivalente ao Registro Geral (RG), está sendo emitida desde o dia 11 de janeiro em apenas um posto de emissão em Vitória. De acordo com a Polícia Científica (PCIES), já foram realizados 258 cadastros da nova versão do documento, e até o final de março deste ano, todos os demais postos espalhados pelo Estado adotarão o novo formato.

- Continua após a publicidade -

O objetivo da nova versão da identidade é integrar vários documentos com numerações diferentes em um único registro, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Vale esclarecer que o atual formato do RG será válido até 2032, e com isso todos os brasileiros deverão realizar a mudança nos próximos anos.

A Polícia Científica informou, por meio de nota, que nos primeiros meses deste novo documento estão ocorrendo aperfeiçoamentos na plataforma para solucionar eventuais erros que possam ocorrer. “Os cadastros foram iniciados em um ambiente controlado para que o sistema e as respectivas integrações fossem submetidos a estresse em várias hipóteses possíveis, permitindo ao Instituto de Identificação monitorar e solucionar eventuais erros que ocorressem”.

O processo para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional pela primeira vez é gratuito. No caso de perda ou extravio da Carteira de Identidade Nacional no período de validade do documento, é preciso pagar. Há isenção de taxa para demais vias da Carteira de Identidade em situações de hipossuficiência e de furto/roubo do documento, mediante apresentação do Boletim de Ocorrência dentro do prazo máximo de 60 dias da data do fato.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA