23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Veículos elétricos ganham espaço nas ruas brasileiras

Em processo de expansão, veículos elétricos se tornam opção sustentável; eletrificados leves, atualmente, passa de 130 mil veículos em circulação

Em 2023, o mercado de veículos leves eletrificados teve seu melhor janeiro desde que teve início a medição de vendas do segmento, em 2012. Os dados foram publicados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que destaca que esta é uma amostra da rápida expansão dos carros elétricos no Brasil.

A eletrificação da frota brasileira tem se transformado em uma realidade nacional, segundo a ABVE, algo que corrobora com as iniciativas da 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, que desde abril de 2022 conta com ações para eletrificar o transporte por aplicativo.

- Continua após a publicidade -

Por meio do DriverLAB, centro de inovações 100% focado nos motoristas parceiros, a 99 se juntou a outras 12 empresas para criar a Aliança pela Mobilidade Sustentável. Entre as metas propostas pelo grupo, estão: aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025; contribuir para a criação de 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025; chegar a 10 mil veículos eletrificados da 99 até 2025 e adotar a cidade de São Paulo como polo pioneiro para implementação de programas a fim de inspirar outras regiões do País.

Avanço

Segundo a ABVE, as vendas de janeiro a dezembro de 2022 registraram 41% de aumento em relação ao ano anterior, com 49.245 unidades vendidas. Em 2021, foram 34.990 unidades. Com esses números, a frota total de eletrificados leves (automóveis + comerciais leves) em circulação no Brasil, atualmente, passa de 130 mil veículos.

Dos 4.503 veículos leves eletrificados vendidos em janeiro de 2023, 755 são totalmente elétricos. Isso significa 17% do total. Entretanto, com 2.041 unidades em janeiro, os híbridos não plug-in ainda seguem entre os mais vendidos, com 45% dos eletrificados leves.

Para 2023, a ABVE projeta a continuidade no crescimento. Isso porque o aumento na participação no mercado dos veículos leves 100% elétricos ocorre desde 2019.

Recarga

Veículos elétricos ganham espaço nas ruas brasileiras
A eletrificação da frota brasileira tem se transformado em uma realidade nacional, segundo a ABVE – Foto: Frimu Filmes

Para ampliar a frota nacional, um dos desafios é a rede de recarga. Pensando nisso, a Vibra, junto com a EZVolt, inaugurou em dezembro de 2022, o primeiro posto 100% elétrico de recargas ultrarrápidas do Brasil. A unidade é localizada no Jardim Anália Franco, na capital de São Paulo, e a abertura marcou a entrada da EZVolt na Aliança liderada pela 99 para promover os veículos eletrificados no Brasil.

Atualmente, de acordo com dados da ABVE, há cerca de 2,8 mil postos públicos espalhados pelo País. A meta, porém, é chegar a 3 mil ainda este ano.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA