Expectativa é de que o mercado de nuvem movimente R$ 90,8 bilhões nos próximos dois anos no país.
Por Gustavo Costa
Uma das grandes representantes do varejo nacional, o Magazine Luiza lançou nesta terça-feira (12) seu novo serviço de nuvem, batizado de Magalu Cloud. A premissa do projeto é oferecer uma estrutura mais acessível às pequenas e médias empresas, principalmente se comparada com os líderes deste mercado (Amazon, Microsoft e Google), que têm parte de seus produtos indexados em dólar. O serviço pode ser de 30% a 75% mais barato em relação às concorrentes em operação no Brasil, dependendo do pacote escolhido.
De acordo com a consultoria IDC apresentados pela Mckinsey, o mercado de nuvem deverá movimentar mais de R$ 5 trilhões até 2025 em todo o mundo, e no Brasil o volume no período deve ultrapassar os R$ 90,8 bilhões.
O Magalu diz que seu o serviço é a primeira nuvem em hiperescala do país, tendo mapeado o mercado durante muito tempo para chegar em uma oferta que fosse acessível para as MPEs, e ao mesmo tempo não prejudicasse seu caixa. “Estamos fazendo a primeira cloud brasileira com escala global de maneira mais eficiente, com muita preocupação com cada real investido”, explicou o CEO da varejista, Frederico Trajano.
A Magalu Cloud opera com dois data centers, sendo um na Grande São Paulo e outra na região de Fortaleza. Hoje, essas operações servem cargas de trabalho de clientes e de companhias do próprio varejista. Todos os recursos gerenciados pela Magalu Cloud são hospedados integralmente em data centers, máquinas físicas e equipamentos de rede da empresa.