24.9 C
Vitória
segunda-feira, 6 maio, 2024

Vale suspenderá produção de pelotizadoras I e II em Tubarão

Vale suspenderá produção de pelotizadoras I e II em TubarãoParalisação é temporária e deve ter início no dia 13 de novembro. Empresa também irá paralisar a unidade de São Luís, no Maranhão, já a partir da próxima segunda-feira (08).

A Vale vai suspender a produção de três de suas dez plantas de pelotização no Brasil, reduzindo o fornecimento de pellet feed, um produto mais caro e de maior eficiência industrial, para aumentar a venda de minério de ferro sinter feed, mais bruto. O ajuste ocorrerá para que a empresa possa se adequar à demanda mais fraca por aço no mundo.

- Continua após a publicidade -

Para que ocorra essa redução no fornecimento do pellet feed, a maior produtora global de minério de ferro informou nesta quinta-feira (04) que interromperá temporariamente as operações das pelotizadoras de São Luís, no Maranhão, e de Tubarão I e II, no Espírito Santo, a partir de 8 de outubro e 13 de novembro, respectivamente.

A interrupção das unidades representa um corte da ordem de 18,3% da produção de pelotas do total produzido pela mineradora, segundo dados da produção do primeiro semestre. As unidades foram responsáveis pela produção de 4,926 milhões de toneladas métricas de pelotas durante o primeiro semestre de 2012.

Queda nos preços
O fraco desempenho da economia chinesa é um dos principais responsáveis pela diminuição da demanda por aço e, por conseqüência, por sua principal matéria-prima, o minério de ferro. A baixa demanda justifica os baixos preços do minério, que registraram uma queda de mais de 22% no terceiro trimestre – a maior redução trimestral já registrada.

A Vale passará a direcionar a produção de suas minas de ferro para a ampliação de minério sinter feed, reduzindo a produção de pellet feed. A parcela de minério que deixará de ser processada para virar pelota será vendida agora com menos valor agregado, já que o mercado não está pagando bem por isso, avaliam os especialistas.

As pessoas empregadas nas plantas paralisadas serão realocadas para outras atividades operacionais da Vale, segundo a empresa, que não informou quando essas unidades voltariam a operar.

Em nota oficial a empresa disse que “continua a investir na execução de seu portfólio de projetos de minério de ferro e pelotas, pois permanece confiante nos fundamentos de longo prazo do mercado global de minério de ferro e sobretudo na elevada competitividade de seus ativos de classe mundial”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA