27.9 C
Vitória
quarta-feira, 15 maio, 2024

Camila Valadão quer criação da Semana Estadual do Brincar

Projeto busca valoriozação de atividades lúdicas na infância e criação de data de celebração

Por Redação

Uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) prevê a criação de uma semana voltada à valorização das atividades lúdicas e o bem estar infantil. O PL 127/2023, de autoria da deputada Camila Valadão (Psol), institui a celebração da Semana Estadual do Brincar, na semana do dia 28 de maio.

- Continua após a publicidade -

O principal objetivo, de acordo com a matéria apresentada pela deputada, é valorizar o brincar na vida da criança, reconhecendo as atividades lúdicas como um elemento fundamental tanto da cultura como da infância. O projeto é analisado pela Comissão de Justiça da Casa antes de ser votado pelos parlamentares.

Especialistas destacam a importância de ações ligadas ao brincar na infância. A atividade lúdica, de acordo com pesquisa publicada pela Revista Educação Pública, em 2021, auxilia no desenvolvimento das capacidades cognitivas, físicas, sociais e psicológicas, possibilitando a socialização e a interação das crianças durante a prática educativa.

A prática docente em apoio pedagógico e na sala de brinquedoteca proporciona uma percepção mais aguçada do desenvolvimento infantil e da utilização dessas capacidades nas atividades integradoras dos alunos.

O PL prevê que as atividades relativas à data sejam realizadas prioritariamente em praças públicas e locais arborizando, oportunizando também contato com a natureza e uma relação saudável com a cidade. Entre as ações que podem ser promovidas, a matéria cita brincadeiras, jogos, oficinas e palestras.

Valadão destacou também que o brincar é uma atividade reconhecida na Base Nacional Comum Curricular e também na Declaração Universal dos Direitos da Criança, que reforça a atividade como essencial para o desenvolvimento da criança. Além disso, a Política Estadual Integrada pela Primeira Infância do Espírito Santo (Lei 10.964/2018) também estabelece a brincadeira como uma área prioritária.

Em São Paulo, no último ano, a administração estadual instituiu a Semana Estadual do Brincar como parte do calendário oficial. A semana é celebrada no território paulista em datas similares à proposta por Valadão. Entidades ligadas à educação infantil, como a Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (Sobep), vibraram com a regulamentação da data.

“Como Sociedade de especialistas no cuidado à criança, recomendamos aos enfermeiros pediatras que promovam e apliquem diariamente em sua prática e defendam esse direito das crianças! Que a semana seja um momento rico de integração e que os enfermeiros pediatras participem ativamente divulgando suas experiências exitosas!”, declarou a instituição em nota na época da promulgação da lei.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA