22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Vai viajar de avião? Cuidado com sua bagagem!

Não existe fórmula 100% eficaz de se proteger contra golpes, mas é possível aumentar a segurança de quem viaja com algumas medidas simples

Por Márcia Rodrigues

Caso semelhante ao das duas brasileiras presas na Alemanha após terem a etiqueta das suas malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos aconteceu também com outra brasileira, uma dentista que viajou do Paraná para a França. Ela teve a etiqueta de sua mala trocada e colocada em uma bagagem com 45 kg de cocaína. Os executores do crime, um francês e um brasileiro, foram presos, num trabalho conjunto entre as polícias dos dois países.

- Continua após a publicidade -

Esses casos agora preocupam muitos passageiros e acendem um alerta que leva a perguntas inevitáveis: será que qualquer passageiro, em qualquer viagem, pode ser vítima desse tipo de crime? É possível se proteger contra essa ameaça? É claro que não existe nenhuma fórmula 100% eficaz de se proteger contra golpes e crimes, mas é possível dificultar a ação dos criminosos e aumentar a segurança de quem viaja com algumas medidas simples. Confira:

1. Faça fotos e grave vídeos do despacho da sua bagagem

Use seu celular para capturar a imagem em foto ou vídeo da sua bagagem no momento do despacho e também com ela na esteira, já com a etiqueta da companhia aérea (e fotografe de forma visível os dados da etiqueta). Isso é muito importante caso você precise provar que aquela mala é realmente a sua. No aplicativo de fotos do iPhone, por exemplo, a imagem contém todos os detalhes de onde ela foi registrada – localização, data e horário –, sendo um indicativo de como é a sua bagagem e quando ela foi despachada.

2. Confira a etiqueta e o peso da mala

Antes de liberar a sua mala, confira se na etiqueta de despacho consta o peso dela, pois nem sempre as companhias aéreas imprimem a etiqueta com essa informação. Assim, faça uma foto da etiqueta e também da balança do aeroporto registrando o peso da mala. Esse registro que pode ajudar a esclarecer os fatos caso haja algum problema.

3. Fotografe e guarde o comprovante de despacho até o destino final

Muitos passageiros acabam não guardando o comprovante até o final da viagem. Você deve tê-lo consigo ao menos até pegar a mala no destino final. Fazer uma foto dele assim que recebê-lo no guichê de embarque é útil para evitar o risco de perdê-lo.

Leia mais
Veja os locais em alerta até esta quarta-feira (03) e procurem estar em lugares seguros Sábado (27) de chuvas esparsas na maioria do ES; veja a previsão - O Estado recebe chuvas intermitentes na metade norte e na região litorânea; Confira as temperaturas para todo o ES
Rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, resultou no despejo de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos tóxicos Municípios do ES foram incluídos na área de impacto da tragédia de Mariana - Rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, resultou no despejo de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos…

4. Use um dispositivo de rastreamento

Usar dispositivos de localização (como o Apple AirTag e o Samsumg SmartTag) para se proteger contra o extravio de bagagens despachadas tem sido cada vez mais comum, mas esses dispositivos podem também ser fundamentais para provar onde esteve e onde está a sua mala, caso algum problema mais grave ocorra.

5. Assegure-se de vedar e identificar a sua bagagem

Em qualquer viagem em que você vá despachar a sua bagagem, um bom cadeado tem seu valor, mas não basta. Se suas malas não têm um bom sistema de segurança, a opção mais indicada é plastificar a sua bagagem no próprio aeroporto. Além disso, nunca deixe de incluir uma identificação com nome e telefone de contato dentro e fora da mala.

6. Personalize suas malas

Basta um rápido olhar para a esteiras de bagagem dos aeroportos para perceber que a maioria das malas é preta ou cinza. Sendo assim, é muito mais fácil para os criminosos trocarem uma bagagem por outra dessas cores, já que são o tipo mais comum. Ter uma mala colorida ou até mesmo customizar a sua com adesivos ou capas personalizadas é uma boa estratégia.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA