Iniciativa da Unesco pretende ser uma oportunidade para propor soluções concretas contra as ameaças a todos os ambientes marinhos
Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) do Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lança hoje (25) em Veneza, na Itália, a Sexta-feira Azul, (Blue Friday) em resposta à Sexta-feira Negra (Black Friday) comercial. A iniciativa é em defesa dos oceanos.
A chamada Black Friday, na última sexta-feira de novembro, inaugura o período de compras de Natal com grandes descontos e é um dos expoentes máximos do consumismo. Começou nos Estados Unidos e se espalhou, depois, por todo o mundo.
- América Latina recicla apenas 3% do lixo eletrônico, diz pesquisa da ONU
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Este ano, pela primeira vez, a COI-Unesco lança a Blue Friday, hoje (25) e sábado (26), para “transformar um evento puramente consumista num momento de reflexão dedicado à salvaguarda e à restauração do Mar Mediterrâneo, através de iniciativas de alfabetização oceânica”.
O evento tem início em Veneza mas fonte da COI-Unesco disse à Lusa que “obviamente o objetivo é levar o momento para todo o mundo, sensibilizando o maior número possível de pessoas para a proteção dos oceanos”, e mostrando que é possível consumir e produzir de forma mais sustentável.
A iniciativa pretende ser uma oportunidade para propor soluções concretas para as ameaças a todos os ambientes marinhos, não apenas ao Mediterrâneo, explicou também a fonte.
Com informações de Agência Brasil e RTP