Teve que adiar aquela viagem por conta da crise econômica e da disparada do dólar? Encare isso como uma ótima oportunidade para conhecer de perto alguns dos principais destinos turísticos do Estado
Rever os planos de viagens para outras regiões do país e para o exterior. Essa foi a decisão tomada por muitos capixabas, que acabaram optando por adiar aquele passeio mais demorado devido à crise econômica e à disparada do dólar. Uma realidade que pode ser encarada como excelente oportunidade para aproveitar melhor as belezas do nosso querido Espírito Santo, um Estado rico em cultura e lazer e capaz de proporcionar momentos inesquecíveis para aqueles que sabem curti-lo.
E para ajudar nessa difícil escolha, já que temos muitas opções, a revista ES Brasil preparou um roteiro com dez destinos turísticos especiais por meio da série #TurismoEmCasa, que irá divulgar a cada dia, opções de lazer que podem ser apreciadas tanto na região da Grande Vitória como no interior capixaba.
Afinal, estamos falando de um Estado que oferece alternativas para todos os gostos, voltadas a quem busca uma aventura um pouco mais agitada ou então prefere dar aquela descansada, curtindo o som da natureza e dos animais. Para se ter uma ideia do sucesso do Espírito Santo na atração do público tanto de fora quanto doméstico, a Secretaria de Estado do Turismo estima que o fluxo de visitantes no verão aumente 20% em
relação à temporada de 2014/2015, que recebeu 1.780.000 turistas, um número quase igual ao apresentado no final de 2012 e início de 2013 (1.790.000). No ano passado, 98,7% desse grupo eram brasileiros, dos quais 37,6% mineiros, 32,1% capixabas e 11,3% cariocas. Do total, 76% vieram em busca de lazer, principalmente nas regiões de Guarapari, Vitória, Serra, Vila Velha e São Mateus.
E as opções de diversão são tantas que temos montanhas, rios, lagoas, cachoeiras e, claro, as praias. “O nosso verão está ‘bombando’, e a região litorânea encontra-se lotada desde o final do passado. Acredito que a crise tenha sido boa nesse sentido, pois muitas pessoas que iriam viajar para fora resolveram ficar por aqui, algo que contribui de maneira positiva para o aquecimento da economia local”, revela o secretário de Estado do Turismo, José Sales Filho.
Com uma receita estimada de R$ 795 milhões para a temporada de verão 2014/2015, o turismo local contribui para a renda de muitas famílias capixabas por meio do fortalecimento da economia criativa e do agroturismo. “O turista impacta 53 atividades econômicas, que vão desde o vendedor de coco nas praias até a rede hoteleira das montanhas. A venda de artesanato também é muito importante, pois você incentiva a economia criativa no Espírito Santo. Outro ponto que merece destaque pode ser visto no consumo de produtos locais, que contribuem para o fortalecimento do agroturismo capixaba. Ou seja, você fixa o homem na terra dele e ainda diminui o êxodo rural”, acrescenta José Sales Filho.
E já que estamos apresentando tantas coisas boas sobre o nosso Estado, fica aí o convite para você passear e curtir à vontade todas as belezas que esse lugar tem para oferecer. Não deixe de acompanhar nessa terça-feira (16) a primeira matéria da série que falará sobre as diversas opções de lazer de Cariacica.