24.4 C
Vitória
quarta-feira, 9 DE outubro DE 2024

Turismo rural: tradição nascida em Venda Nova com a imigração italiana

Município da região das Montanhas Capixabas detém o título de Capital Nacional do Agroturismo

Por Ludmila Azevedo

Muitos capixabas não fazem ideia, mas as tradicionais propriedades rurais do estado, onde a agricultura familiar se transformou em atração turística, são reconhecidas em nível nacional. A Capital Nacional do Agroturismo fica aqui no Espírito Santo, na região das montanhas: é Venda Nova do Imigrante, que recebeu o título inicialmente da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abratur). Em 2023, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.636, oficializando o título dado ao município.

- Continua após a publicidade -

Segundo a prefeitura municipal, o reconhecimento oficial se deve à consolidação de Venda Nova como referência na exploração da atividade do turismo rural no Brasil, com envolvimento de 70 propriedades, 300 famílias e 1.500 pessoas diretamente atuantes.

“Venda Nova do Imigrante tem na sua história o pioneirismo na atividade de agricultura aliada ao turismo. Esse investimento foi espelhado em um projeto de agroturismo na Itália.

Na época, foi realizada uma missão técnica para adaptar a iniciativa italiana à realidade do município capixaba, com o objetivo de agregar valor às pequenas propriedades rurais que, em sua maioria, pertencem a descendentes de imigrantes italianos. O agroturismo trouxe valor e renda para os produtores rurais, que ainda celebram a cultura herdada dos seus antepassados”, relatou a diretora-executiva de projetos do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Andréia Rosa.

O Espaço Casa Nostra foi um sucesso na RuralturES 2023, enaltecendo a cultura italiana
O Espaço Casa Nostra foi um sucesso na RuralturES 2023, enaltecendo a cultura italiana

Segundo informações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na última década algumas culturas do município, como inhame, pimentão e morango, passaram por uma grande expansão. Os dois últimos, inclusive, evoluíram como cultivos protegidos, tornando-se disponíveis em qualquer período do ano.

A cidade é conhecida (e reconhecida) também pela quantidade e qualidade da sua produção de tomate, que corresponde, segundo o Incaper, a 9% do total produzido em todo o Espírito Santo. Venda Nova também exporta seus tomates para todo o Brasil. Por isso mesmo, há 37 anos é realizada uma festa exclusiva para celebrar o fruto: a tradicional Festa do Tomate, na localidade de Alto Caxixe. Com concurso de qualidade de produtos, apresentações musicais, coroação da Rainha, da 1ª e 2ª Princesas do Tomate e almoço típico, entre outras atrações, o evento é sempre um sucesso, atraindo muitos visitantes.

Outra festividade anual de Venda Nova do Imigrante é a Festa da Polenta, que acontece em outubro. Ainda mais popular entre os turistas, que chegam de dentro e de fora do estado, a festa é uma verdadeira celebração da cultura ítalo-brasileira. Não à toa, a polenta, iguaria típica da mesa italiana, é a estrela, servida de diversas maneiras – tanto originais, quanto criadas a partir da mistura das duas culturas: frita, com molho, com ovo, com queijo, com linguiça ou no fogão a lenha, por exemplo. O ponto alto é o “tombo da polenta”, quando uma panela gigante da iguaria despeja na frente do público centenas de quilos de polenta cozida no local.

LEIA MAIS
Sinalização turística transforma ES em destino mais acessível e seguro Sinalização turística transforma ES em destino mais acessível e seguro - Programa Caminhos do Turismo lançará uma Ata de Registro de Preço para agilizar a contratação de serviços de sinalização em locais turísticos
A polenta, iguaria típica da culinária ítalo-brasileira, é festejada anualmente em Venda Nova do Imigrante Turismo rural: tradição nascida em Venda Nova com a imigração italiana - Município da região das Montanhas Capixabas detém o título de Capital Nacional do Agroturismo

Vivenciando a rotina no campo

Fazenda Pindobas, a 8 km da sede de Venda Nova, será a sede da RuralturES 2024
Fazenda Pindobas, a 8 km da sede de Venda Nova, será a sede da RuralturES 2024

Seguindo uma tendência cada vez mais potente no estado, o município tem oferecido aos visitantes, nos últimos anos, a possibilidade de vivenciar o cotidiano rural, observando de perto a produção de queijos, café, licores, cachaça e socol nas propriedades. A Rota do Agroturismo, credenciada pelo Ministério do Turismo, inclui um conjunto de 35 propriedades agrícolas familiares, hotéis e restaurantes, onde o visitante pode experimentar produtos da roça, observar e até participar do processo de produção.

O socol, um embutido feito a partir do lombo suíno, é um dos produtos de maior sucesso. Seu processo de curagem demora meses, e é realizado da mesma maneira que os antepassados italianos dos produtores faziam. Na época, sem eletricidade e sem geladeira, isso servia para fazer a carne durar mais tempo.

Uma das mais tradicionais propriedades onde se pode conhecer o socol, entre outras produções, é a Fazenda Carnielli, aberta à visitação pública e gratuita. Outro negócio da região que oferece diferentes tipos de experiências é o Khas Café. “Os três pilares do nosso projeto são café, natureza e arte, e oferecemos dez experiências turísticas distintas com base nessa expertise. Um exemplo são os piqueniques na propriedade, com possibilidade de fotos profissionais. Há ainda vivências imersivas envolvendo o café especial”, contou a proprietária, Roberta Aguilar.

Primeiro distrito turístico do Espírito Santo

Por causa de sua tradição, o município de Venda Nova foi o escolhido para receber o primeiro distrito turístico do estado: Pindobas, com acesso pela rodovia ES-166 (Rodovia Pedro Cola). Para isso, estão sendo feitas reformas e melhorias na região, com expectativa de que já possa ser visitado na edição deste ano da RuralturES – Feira de Experiências do Turismo Rural.

“A Capital Nacional do Agroturismo recebeu imigrantes italianos que, com determinação e garra, construíram uma nova história. E é na região de Pindobas que se concentram as propriedades precursoras do Agroturismo, das famílias Carnielli, Buzato e tantas outras”, lembrou a gestora nacional do polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi.

O distrito turístico de Pindobas fica a cerca de 8 km da sede do município e tem boas condições de acesso. “A rodovia é asfaltada e o acesso às propriedades é bom. Com a criação do distrito, esperamos criar um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável e ordenado da atividade turística na região”, completou Renata.

A iniciativa envolve o Governo do Estado e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, contando com o apoio de atores da cadeia do turismo como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-ES (CET-ES), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ES) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES).

*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 223, de setembro de 2024. Leia a edição completa sobre o Agronegócio Capixaba aqui

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA