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sábado, 20 abril, 2024

TikTok e Kwai investem em futebol para ampliar alcance e visibilidade

A forma como se consome futebol e outros esportes foi alterada consideravelmente nos últimos anos e essa mudança foi potencializada pela pandemia de covid-19, que afastou os torcedores dos estádios.

Por Ricardo Magatti (Agência Estadão)

Nesse cenário, não são somente os serviços de streaming que se inseriram no universo do esporte. TikTok e Kwai, aplicativos de vídeos curtos, decidiram investir alto em conteúdo esportivo e fecharam acordos de impacto para ampliar seu alcance e visibilidade.

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O TikTok tem parceria com a Copa do Brasil, Eurocopa, times americanos de futebol como Portland Timbers e Portland FC, equipes brasileiras, como Corinthians, São Paulo e Palmeiras, já transmitiu jogos ao vivo da Copa do Nordeste, do Campeonato Carioca, amistosos das seleções europeias e recentemente firmou por sua iniciativa acordo com a CBF para a exibição de partidas da Série C do Campeonato Brasileiro, torneio mostrado também pelos serviços de streaming DAZN e TV Nsports, além da Band na TV aberta.

O Kwai ajudou a escolher o novo comentarista do Jogo Aberto na Band, tem parceria com Brasileirão e times como o Flamengo, Botafogo, Santos, além do NBB, a companhia patrocina a Copa América, e permite que fãs mandem perguntas para jogadores da seleção brasileira responderem.

As duas plataformas chinesas vão muito além das dancinhas e dublagens. Elas não investem apenas em futebol, mas enxergam no esporte mais popular do Brasil uma forma de aumentarem seu alcance à medida que os fãs vão migrando para a internet. É um filão a ser explorado. E a ideia, tanto de TikTok quanto do Kwai, é ampliar a gama de conteúdos esportivos. “Estamos focados em aumentar o nosso ecossistema de ofertas e conteúdos em todas as categorias”, promete Kim Farrell, diretora de marketing do TikTok para a América Latina, em entrevista ao Estadão.

Parcerias

O Kwai não transmite partidas de futebol, mas investe pesado em parcerias com influenciadores ligados ao esporte. e seus executivos consideram que pode ser “a segunda tela” para o fãs de futebol, especialmente, “oferecendo conteúdos e experiências relevantes e complementares ao que ele já acompanha em outros meios”. “A ideia é ser um ambiente onde a torcida de várias modalidades possa se encontrar virtualmente e compartilhar suas emoções e criações ao redor do mundo esportivo”, salienta Mariana Sensini, diretora do Kwai no Brasil.

Youtube

O YouTube também está muito atento ao futebol no Brasil e não fica atrás nessa corrida pela audiência na internet, tanto que fechou contrato com a Federação Paulista de Futebol para transmitir jogos do Paulistão a partir de 2022, tornando-se a única plataforma digital aberta a ter acesso às partidas. O acordo prevê a exibição ao vivo e de forma gratuita de 16 partidas do Estadual por temporada: um jogo por rodada da primeira fase, além de um duelo das quartas de final, um da semifinal e as duas finais.

A rede social que pertence ao Google adquiriu parte do pacote que era da Globo até a última edição do Campeonato Paulista. “Esperamos poder trazer jogos emocionantes do campeonato, assim como todo tipo de conteúdo relacionado à transmissão, capaz de agradar ao nosso público global e diversificado”, observa Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

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