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quarta-feira, 1 maio, 2024

Terceira Ponte: Obras da ampliação iniciam em janeiro

A Ponte Deputado Darcy Castelo de Mendonça, conhecida como terceira ponte, irá passar por mudanças de ampliação e contará com barreira anti suicídio

Por Leulittanna Eller Inoch 

Entre as principais mudanças estão a criação de ciclovias de ida e volta dos dois lados da ponte com espaço para mirante além de ampliação de mais uma terceira faixa também para cada lado da ponte.

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Mudanças na ponte já vinham sendo discutidas e pedidas pela polução há algum tempo, desde que o principal meio de ligação entre os municípios de Vila Velha e Vitória começou a ser usado para o suicídio. “A instalação dessa barreira (na ciclovia) virou um clamor. Começamos a analisar essa possibilidade e chegamos à conclusão que é possível agregando uma ciclovia. Duas na verdade, uma de cada lado”, afirmou o Governador

Casagrande também apontou a necessidade de ampliação da via utilizando a mesma plataforma. Segundo ele, o prazo de execução da obra será de três anos, contados a partir da contratação da empresa responsável pelo serviço.

A nova estrutura

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, detalhou as soluções de engenharia para implantação da ciclovia, com a ampliação da capacidade da ponte. “Tomamos o cuidado de desenvolver um projeto que fosse viável tanto financeiramente quando do ponto de vista de engenharia. É um complexo de intervenções que vão trazer melhorias significativas para o trânsito, incentivando a mobilidade ativa e contribuindo com a proteção da vida”, disse.

A estrutura que será anexada a ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade anti escalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Terceira Ponte: Obras da ampliação iniciam em janeiro
Prospecção de como ficará a ponte após a conclusão do projeto

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade anti escalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para vitória e uma para Vila Velha.

Damasceno explicou ainda que não haverá cobrança de pedágio para acessar a ciclovia, mas o acesso será liberado apenas com o CartãoGV (Bilhete Único Metropolitano), para maior segurança da via, sem efetuar desconto de tarifa.

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte possui quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas. As pistas laterais, serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

Inicio das obras

As obras já estão autorizadas e devem ser iniciadas nos próximos dias. O valor do Investimento é de R$ 127 milhões e prazo de execução é de três anos. No momento, a empresa está finalizando os projetos, montagem de canteiro de obra e mobilização. Serão implantadas ciclovias nas laterais (uma em cada sentido), que vão funcionar como barreira de proteção. Além disso, a capacidade da ponte será aumentada. Após as intervenções serão três faixas por sentido. A previsão de término para a conclusão é de três anos

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