A Ponte Deputado Darcy Castelo de Mendonça, conhecida como terceira ponte, irá passar por mudanças de ampliação e contará com barreira anti suicídio
Por Leulittanna Eller Inoch
Entre as principais mudanças estão a criação de ciclovias de ida e volta dos dois lados da ponte com espaço para mirante além de ampliação de mais uma terceira faixa também para cada lado da ponte.
Mudanças na ponte já vinham sendo discutidas e pedidas pela polução há algum tempo, desde que o principal meio de ligação entre os municípios de Vila Velha e Vitória começou a ser usado para o suicídio. “A instalação dessa barreira (na ciclovia) virou um clamor. Começamos a analisar essa possibilidade e chegamos à conclusão que é possível agregando uma ciclovia. Duas na verdade, uma de cada lado”, afirmou o Governador
Casagrande também apontou a necessidade de ampliação da via utilizando a mesma plataforma. Segundo ele, o prazo de execução da obra será de três anos, contados a partir da contratação da empresa responsável pelo serviço.
A nova estrutura
A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, detalhou as soluções de engenharia para implantação da ciclovia, com a ampliação da capacidade da ponte. “Tomamos o cuidado de desenvolver um projeto que fosse viável tanto financeiramente quando do ponto de vista de engenharia. É um complexo de intervenções que vão trazer melhorias significativas para o trânsito, incentivando a mobilidade ativa e contribuindo com a proteção da vida”, disse.
A estrutura que será anexada a ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade anti escalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.
Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade anti escalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para vitória e uma para Vila Velha.
Damasceno explicou ainda que não haverá cobrança de pedágio para acessar a ciclovia, mas o acesso será liberado apenas com o CartãoGV (Bilhete Único Metropolitano), para maior segurança da via, sem efetuar desconto de tarifa.
Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte possui quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas. As pistas laterais, serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.
Inicio das obras
As obras já estão autorizadas e devem ser iniciadas nos próximos dias. O valor do Investimento é de R$ 127 milhões e prazo de execução é de três anos. No momento, a empresa está finalizando os projetos, montagem de canteiro de obra e mobilização. Serão implantadas ciclovias nas laterais (uma em cada sentido), que vão funcionar como barreira de proteção. Além disso, a capacidade da ponte será aumentada. Após as intervenções serão três faixas por sentido. A previsão de término para a conclusão é de três anos