29.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Taxas de juros variam até 300% entre bancos em Vitória

O Procon de Vitória fez uma pesquisa comparativa sobre as taxas de juros praticadas por diferentes instituições financeiras

Por Amanda Amaral

Uma pesquisa realizada na capital do Espírito Santo comparou as taxas de juros praticadas por instituições financeiras em diferentes modalidades de crédito. Foi verificada a diferença de até 300% para as mesmas linhas em bancos diferentes. As maiores delas foram encontradas no acumulado do ano no cartão de crédito (parcelado e rotativo total) e no cheque especial.

- Continua após a publicidade -

O levantamento foi realizado pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Vitória (Procon de Vitória) no dia 15 de junho. Para a pesquisa foi considerada a taxa básica de juros do País, a Taxa Selic, nesta quarta-feira (21), atualmente em 13,75% ao ano.

Foram levantadas as taxas mensais e o acumulado ao ano. De acordo com a pesquisa, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) foi a instituição que apresentou mais serviços com menores taxas, seguido pelo Daycoval.  

Maiores variações

No caso do cartão de crédito (rotativo total), a menor taxa mensal verificada foi de 4,50%, enquanto a maior ficou em 15,90%. No ano, as mesmas taxas acumuladas sobem para 69,40%, a menor, contra 504,74%, representando uma variação de 311,16% entre as taxas dos dois bancos.

No caso dos juros do cartão de crédito (parcelado), a menor taxa encontrada foi de 3,00% (mês), menos de um terço da maior, que foi de 9,81%. No ano, a diferença acumula um aumento ainda maior: a menor taxa fica em 42,50%, enquanto a maior chega a 209,48%, neste caso a variação entre uma instituição e outra é de 136,37%.

O cheque especial também apresentou grande diferença entre as taxas de juros cobradas, sendo que a menor taxa foi de 5,73% (mês) e a maior, 9,59% (mês). Ao ano, a variação entre a menor taxa (93,98%) e a maior (158,49%) foi de 143,37%.

Dicas Procon

“A pesquisa informa as menores taxas de juros encontradas e em quais instituições. Desta forma, o consumidor tem uma referência na busca por crédito”, explica a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Dados do Procon, Larissa Cicilioti.

O Procon de Vitória enfatiza a importância da pesquisa e da comparação entre diferentes instituições financeiras como estratégia de defesa do poder de compra e da sustentabilidade dos contratos.

“Além disso, antes de contratar algum serviço de crédito, é essencial avaliar a capacidade de pagamento, ler cuidadosamente o contrato e analisar detalhadamente todas as informações, para evitar problemas futuros e garantir uma decisão financeira sólida”, lembra o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.

taxas de juros
O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi, alerta consumidores sobre contratos. Foto: Divulgação/PMV

Sobre a pesquisa

O levantamento foi feito por meio de consulta ao site do Banco Central do Brasil e as comparações foram realizadas sobre linhas de crédito idênticas, encontradas em, no mínimo, três instituições. Os percentuais informados correspondem ao período em que a pesquisa foi realizada e estão sujeitos a alterações. A pesquisa envolveu um total de 7 instituições financeiras que atuam em Vitória e contemplou 10 modalidades de taxas de juros: aquisição de veículos, aquisição de outros bens; cartão de crédito (parcelado); cartão de crédito (rotativo total); cheque especial; crédito pessoal consignado (INSS); crédito pessoal consignado (privado); crédito pessoal consignado (público); crédito pessoal não consignado; e descontos de cheques.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA