Assuma o Controle do Seu Sucesso em Vendas

Floriano Schneider é coach, formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial.

Não é incomum eu sentar em uma mesa ou participar de uma conversa e de repente alguém solta essa frase: “quem sabe vender já nasce pronto”. Confesso que escuto essa frase com muita frequência

É de se entender que quem não despertou seu vendedor interno ainda tende a se colocar em posição de defesa. A verdade é que existem, sim, pessoas que nascem com um dom, mas estudos comprovam que pessoas com o dom de vender, o dom da oratória, o dom para medicina, não passam de 1% da população mundial. Se você é uma dessas pessoas: parabéns! Use esse dom para servir o universo a sua volta, até mesmo como forma de retribuição.

Mas se você não nasceu com o dom de vender, não se coloque em uma posição inferior e não caia na armadilha do “jargão do fracasso”, “eu não sei vender” eu não nasci para vender”.

Todos somos vendedores, acontece que você só vende, só negocia, só conquista, quando verdadeiramente quer muito alguma coisa. Vender não é uma arte, mas sim o quanto você quer despender energia para conquistar algo. Venho repetindo isso há algum tempo.

Quer um exemplo:

Um assaltante rende a sua família e quer negociar a vida de um dos seus entes queridos. Por mais nervoso ou nervosa que esteja você vai perguntar o que é necessário para salvar sua vida. Vai tirar forças de onde não tem para vender as argumentações necessárias e vai salvar a vida dele. Mas quando precisa vender uma ideia em uma reunião ou quando precisa vender um produto ou serviço não coloca a mesma energia poderosa e vive em constantes fracassos. Por quê?

Entenda que todos começamos nossa jornada nesse universo negociando com o mundo a nossa volta.

Você já começou a sua vida negociando, pelo menos boa parte dela. Primeiro para sobreviver, depois para seu prazer e hoje para seu sucesso.

Lembre-se da sua infância e como você precisava negociar com sua família. Lembre-se da sua adolescência e como você negociava sua liberdade, lembre-se da sua juventude e o quanto foi necessário negociar com pais, amigos, relacionamentos, emprego, estudos… e quantos “nãos” você levou nessas primeiras três fases da vida?

Seu sucesso veio quando você queria muito alguma coisa. E mesmo quando não conseguiu, você lutou por ela… E os “NÃOS” não foram suficientes para te fazer desistir. Porque você desejava algo que te trouxesse algum prazer.

A vida é assim, a gente se entrega, a gente só vende quando temos interesse, quando desejamos conquistar algo, quando temos um PROPÓSITO.

QUANDO O PROPÓSITO É MAIOR QUE O ESFORÇO NÃO HÁ COMO SEGURAR SEU SUCESSO.

Nada para um vendedor com propósitos inabaláveis. Quando você se despertar para isso vai parar de procurar culpados no ambiente externo, assumir as “rédias” do seu destino e se tornar um vendedor de sucesso.


Floriano Schneider é coach, formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial. Foi um alto executivo de vendas em multinacional com experiência em todo território nacional.

Conteúdo Publicitário