24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Cresce a confiança dos empresários do comércio capixaba

Após quatro quedas consecutivas, nível de otimismo volta a crescer

Por Kikina Sessa

Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Confiança dos Empresário do Comércio (ICEC) cresceu 2% em março, registrando 109,2 pontos. O nível acima dos 100 indica um bom cenário no panorama capixaba. Datas comemorativas são apontadas como fator de crescimento nas vendas.

- Continua após a publicidade -

O ICEC acompanha a percepção dos empresários do comércio capixaba sobre as condições atuais da economia, assim como suas expectativas futuras em relação à economia e propensão para investir, contratar e ajustar o estoque.

Apesar da desconfiança a respeito das condições econômicas atuais, os comerciantes capixabas, segundo o Relatório Connect/Fecomércio, demonstraram estar confiantes com relação às expectativas futuras.

A avaliação é de que no início do ano há movimentação de segmentos específicos do comércio, como o de vestuário. “Existe uma movimentação com a chegada de nova coleção, com compra e troca dessas coleções para renovação do estoque. Além disso, há datas comemorativas importantes durante o mês de março, como o dia da mulher e o dia do consumidor. O comércio varejista costuma aproveitar essas datas, promovendo promoções que buscam estimular o consumo e, ao mesmo tempo, renovar os já mencionados estoques em um período de mudança de estação”, diz o relatório.

Os resultados favoráveis indicam uma melhora da percepção do setor, no entanto, a avaliação dos consumidores causa moderação. A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou maior dificuldade das famílias em ter acesso ao crédito, assim como a desaceleração do mercado de trabalho.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA