25 C
Vitória
domingo, 24 maio, 2020

Sucata vira arte nas mãos de pacientes de saúde mental na Serra

Leia Também

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Como a crise pode transformar as pessoas?

Cada indivíduo tem tentado buscar inovações e novas posturas em meio a situação  de incerteza onde o aprendizado, visões e valores tem sido reconfigurados para vencer os desafios ora estabelecidos.

Robô virtual de Vila Velha oferta cursos gratuitos pelo Whatsapp

O primeiro curso divulgado é o “Empreenda Vila Velha Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Vila Velha 485 anos: um município cheio de riquezas e cenários paradisíacos

Nesta quinta-feira (23), é celebrado o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, e também os 485 anos de Vila Velha. Confira um pouco sobre a cidade!

Sucata pode virar arte?

Nas mãos dos pacientes de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial Mestre Álvaro na Serra, sim. Eles estão produzindo arte com sucata a partir da técnica que conheceram durante visita a exposições dos artistas Arthur Bispo do Rosário e Ercília Stanciany.

Os trabalhos se baseiam em sucata, bordado, desenho e pintura impressa. A primeira inspiração veio da Copa da Rússia 2018, com o trabalho intitulado “A Lenda da Matrioska”, por causa das tradicionais bonecas russas. Elas são construídas com frascos vazios de enxaguante bucal e feltro. Este material visual é utilizado nas contações de história nas escolas da Serra e de outros municípios que eles visitam.

“Percebemos que a história contada de maneira criativa e interessante ultrapassa os muros do nosso serviço e adentra outros espaços, promovendo assim a inclusão dos usuários e a divulgação do trabalho desenvolvido pelo Caps. Visitamos escolas da Serra e de outros municípios contando histórias, cantando e fazendo dobraduras da matrioska, o que nos aproxima de outros setores de maneira positiva”, explicou a gestora do Caps Mestre Álvaro, a psicóloga Euzilene da Silva Rodrigues.

O trabalho, realizado em conjunto com a equipe de Saúde Mental da Unidade Regional de Jacaraípe, deve ser ampliado. Além disso, outras ações estão em desenvolvimento como quadro de mensagem, bordado em retalhos de jeans, confecção de mandalas, pintura de talheres descartáveis e produção de bolsas e almofadas com retalhos, sucatas de aviamentos, colados e pintados sobre juta.

Inspiração

As exposições que serviram como referência para os pacientes do Caps são “O grande Veleiro” de Arthur Bispo do Rosário, um dos expoentes da arte contemporânea, de reconhecimento nacional e internacional; e “A Maré da Vida” de Ercília Stanciany.

Rosário morou durante 50 anos em uma colônia psiquiátrica no Rio de Janeiro e é considerado símbolo da luta antimanicomial. Já Ercília, que mora no Espírito Santo, era catadora de lixo e, aos 41 anos, se tornou artista plástica.

Caps Mestre Álvaro

O Caps Mestre Álvaro (transtornos) oferece serviço de atenção psicossocial e acolhe pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Tem as portas abertas e atende sem agendamento prévio. O usuário precisa comparecer com documentação pessoal com foto e cartão nacional do SUS. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Com informações da Secretária de Comunicação da Serra


Leia mais

Creche para 300 crianças será inaugurada nesta quinta (12), na Serra

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Na pandemia, consumidores priorizam pagamento de despesas básicas, diz pesquisa

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus tem feito consumidores brasileiros priorizarem o pagamento das despesas domésticas mais básicas.

Receita abre consulta a 1º lote da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal liberou na manhã desta sexta-feira, 22, a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2020.

É hora da volta do turismo?

Recepcionistas e camareiras de máscara e protetor facial. Termômetro de infravermelho no check-in. Café da manhã à la carte ou então servido no quarto. Grupos pequenos na visita a atrações.

Juros devem permanecer baixos por um tempo, segundo FMI

Tobias Adrian, sugeriu que os bancos retenham as receitas em seus balanços, evitando pagamento de dividendos, a fim de preservar as condições de capitais

Vida Capixaba

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Medidas de distanciamento social podem durar até 2022, segundo pesquisa

De acordo com a pesquisa, caso não haja alguma vacina ou um tratamento aprimorado até 2022, medidas de distanciamento social prolongadas ou intercaladas deverão ser tomadas.

Nova avenida Vitória: 75% das obras estão concluídas

As obras começaram há sete meses e contempla a reabilitação e reurbanização da malha viária, além da implantação de ciclovia e trabalho de microdrenagem.

Prefeitura da Serra reduzirá salários de prefeito e secretários durante a pandemia

A intenção é que seja reduzido na folha de pagamento 30% dos salários do prefeito Audifax Barcelos e da vice-prefeita Marcia Lamas, e 10% dos salários dos secretários.
Continua após publicidade