O site vai disponibilizar dados completos e atualizados, com painéis interativos, sobre o desempenho do turismo no Estado
Por Amanda Amaral
Gestores públicos, empresários e demais agentes do turismo poderão, em breve, acessar informações sobre a movimentação turística no Espírito Santo em tempo real. Foi anunciado o Conecta Turismo – projeto que moderniza a forma como os dados sobre turismo são coletados, analisados e apresentados.
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) informou que, em breve, o Conecta Turismo ganhará um site para que qualquer cidadão tenha acesso a dados completos e atualizados sobre o turismo no Espírito Santo. Com isso, será possível fortalecer a tomada de decisões estratégicas no setor.
Por meio do projeto, serão coletados dados de diversas fontes como redes sociais e órgãos do governo. Também serão produzidos indicadores específicos para medir o desempenho do turismo nos municípios. Os dados serão apresentados através de painéis interativos que poderão ser acessados por qualquer pessoa.
As informações são produzidas e fornecidas pelo Observatório do Turismo, que desde 2013 acompanha o desempenho do setor no Estado. A Setur informou que o Conecta Turismo incorpora metodologias digitais avançadas para monitoramento e análise de dados.


A iniciativa é da Setur, por meio do Observatório do Turismo, e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santos (Fapes). O objetivo com o projeto é tornar o Espírito Santo mais competitivo e atraente para visitantes, impulsionar o crescimento econômico e ampliar as oportunidades no setor.
Confira os principais diferenciais do projeto Conecta Turismo:
- Coleta ampla de dados: integração de informações provenientes de diversas fontes, incluindo redes sociais, monitorando os principais eventos do Estado, bem como as avaliações, menções e interações de participantes e visitantes. Além disso, o sistema se beneficiará do Cerco Inteligente, que utiliza câmeras e sensores para registrar a entrada e saída de veículos no Espírito Santo, proporcionando uma análise precisa do fluxo turístico e auxiliando no planejamento de políticas públicas para o setor.
- Painéis dinâmicos: visualização interativa e intuitiva dos dados, permitindo consultas detalhadas sobre os principais destinos turísticos, opções de hospedagem, feedback de turistas e tendências de viagem, facilitando o planejamento e tomada de decisões.
- Parcerias estratégicas: colaboração com instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e entidades do mercado turístico.
Fonte: Secretaria de Estado do Turismo (Setur).