O sistema tagarela, que está contido na câmera, alerta o motorista que ele está cometendo infração
Por Rafael Goulart
A Prefeitura da Serra terminou na sexta-feira (26) a sinalização que informa aos condutores a presença de câmeras de videomonitoramento aptas a fiscalizar o trânsito, quer dizer, a serem usadas para flagrar e produzir provas para autos de infração de trânsito.
Com as placas verticais informativas já instaladas, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) vai poder, em 30 dias, usar os dispositivos para flagrar delitos pela Central de Videomonitoramento.
Até o dia 26 de junho, as câmeras funcionarão no “sistema tagarela” que apenas emite quando um motorista é flagrado em ação delituosa.
As 90 câmeras de videomonitoramento já instaladas no município, em razão do programa Olho Vivo, agora serão utilizadas para ajudar no cumprimento das regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por parte dos condutores.
Segundo o diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), Fábio Alves, essa novidade é uma vertente de um dos sistemas de segurança mais tecnológicos do País.
“Isso é muito importante para o município, com toda sua frota veicular e uma extensão territorial muito grande, onde essa ferramenta tecnológica consegue visualizar a cidade e fiscalizar em um local concentrado, que seria a Central de Videomonitoramento”, avalia o diretor.